Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo

Autores

  • Fernanda Teresa Moro UFFS Erechim
  • Eliseu Paulo Coppi Rede Estadual de Educação
  • Moises Marques Prsybyciem UFFS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida por um professor da Educação Básica, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual, em Itatiba do Sul – RS, integrante do TCC do autor principal. O objetivo do trabalho foi utilizar os resíduos da comunidade escolar na produção de energia a partir de um biodigestor. O trabalho destaca a construção do biodigestor, aproveitando materiais encontrados no ambiente, possibilitando à escola produção de biogás. Baseado no pressuposto de que a educação se constrói no meio em que se vive, com os desafios e possibilidades encontradas no mesmo, espera-se que os alunos sejam protagonistas de mudanças e que a escola seja um espaço aberto à construção de saberes, buscando uma formação integral, dando sentido aos conteúdos trabalhados. O plano de ação, vai além da temática de currículo específico, buscando a integração entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, visando alternativas sustentáveis.

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Publicado

20-05-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

MORO, Fernanda Teresa; COPPI, Eliseu Paulo; PRSYBYCIEM, Moises Marques. Construção de um biodigestor: uma proposta de ensino interdisciplinar para escolas do campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 1, p. 104–115, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10749. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10749. Acesso em: 9 abr. 2025.