A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo

Autores

  • Angelo Donizete Ribeiro UFFS
  • Vivian Machado de Menezes UFFS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813

Palavras-chave:

Pesquisa Universitária;, Educação do Campo;, Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos projetos de pesquisa na aprendizagem de Física dos estudantes do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos projetos de pesquisa, contextualizando com a disciplina/ensino de Física. Posteriormente, foi realizada uma entrevista estruturada com os estudantes que participaram dos projetos de pesquisa vinculados ao curso de Educação do Campo, com o intuito de saber a opinião dos mesmos acerca da contribuição destes projetos no processo de aprendizagem de Física e também na sua formação profissional. De acordo com a pesquisa exploratória realizada, percebe-se que os projetos contribuem de forma positiva para os acadêmicos, tanto no viés da aprendizagem de Física quanto na formação profissional proposta pelo curso, pois eles representam uma maneira de associar a teoria à prática, possibilitando novas formas de ensino e aprendizado, por meio das atividades desenvolvidas.

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Biografia do Autor

  • Angelo Donizete Ribeiro, UFFS

    Graduado em Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (UFFS)

  • Vivian Machado de Menezes, UFFS

    Doutora em Física. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

RIBEIRO, Angelo Donizete; MENEZES, Vivian Machado de. A Pesquisa em Física no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 171–190, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11813. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11813. Acesso em: 1 abr. 2025.