Perfil de Reprovações em Física no Curso de Educação do Campo

Palavras-chave: Fracasso escolar, Física, Multirretenções, Ensino-aprendizagem

Resumo

A reprovação escolar é tema muito relevante no âmbito educacional, independentemente do nível de ensino (Básico ou Superior), uma vez que esse fenômeno ocorre com frequência e, em geral, está associada com a falta de efetividade do processo de aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir com uma visão negativa do educando que obteve multirretenções, esse fenômeno contribui para a evasão escolar do mesmo. O objetivo desse trabalho foi investigar os motivos que influenciam nas repetências nas disciplinas de Física na Educação Básica I, II ou III do curso de graduação em Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, do campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul. Para atingir esse objetivo, foi traçado o perfil dos estudantes que se matricularam nos componentes curriculares obrigatórios de Física e também foram analisados os dados que podem intervir no fracasso escolar, tais como quebra de pré-requisitos; participação (ou não) dos estudantes nas aulas, monitorias e atendimentos; acesso ao Ensino Superior; carga horária dos acadêmicos; notas parciais nas disciplinas de Físicas, entre outros. Com base em uma pesquisa exploratória, investigou-se quais fatores contribuem para o alto índice de reprovações encontradas nas disciplinas citadas para, mediante o conhecimento desses fatores, formular estratégias com o intuito de minimizar ou dissipar as retenções existentes nessas disciplinas.

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Publicado
19-02-2021
Como Citar
ZAMPOLI, J.; MENEZES, V. Perfil de Reprovações em Física no Curso de Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 1-24, 19 fev. 2021.