Modelos didáticos no contexto do Desenho Universal para a Aprendizagem: transversalizando o ensino de Botânica

Autores

  • Raquel Lüdtke Universidade Federal de Pelotas
  • Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11799

Resumo

A Botânica é sistematicamente negligenciada no ensino básico, reflexo de uma possível insuficiente e entediante formação que os professores tiveram no ensino superior, ocasionando na incapacidade em motivar os alunos neste assunto. Os recursos didáticos são uma das metodologias mais utilizadas para contribuir com a aprendizagem significativa de conteúdos da área de Ciências Biológicas. O presente trabalho é um relato de experiência sobre o desenvolvimento e aplicação de modelos didáticos no contexto de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para o ensino de Botânica no ensino superior. O assunto norteador dos modelos foi o Gineceu, conteúdo específico de disciplinas da área de Morfologia de Fanerógamas ministradas aos cursos de graduação de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas e Agronomia. Nesta temática, foram desenvolvidos cinco modelos didáticos que abordam as principais dúvidas dos alunos: posição do ovário, número de carpelos e lóculos, diferença entre carpelo, lóculo e pistilo, gineceu quanto à soldadura dos carpelos e tipo de placentação. Os modelos didáticos foram utilizados também por alunos com deficiência visual, motora e de aprendizagem atingindo plenamente o seu propósito, reforçando o contexto do DUA no qual os mesmos foram concebidos e a premissa de que o ensino deve ser proposto para todos.

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Publicado

08-10-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

LÜDTKE, Raquel; MOREM CÓSSIO RODRIGUEZ, Rita de Cássia. Modelos didáticos no contexto do Desenho Universal para a Aprendizagem: transversalizando o ensino de Botânica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 463–478, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11799. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11799. Acesso em: 1 abr. 2025.