Iniciação científica na educação infantil: as dificuldades ao trabalhar pesquisa com os alunos das turmas de jardim de infância
Resumo
O presente estudo busca identificar as principais dificuldades das professoras de Educação Infantil em utilizar a pesquisa como metodologia de ensino. Visto que, observou-se a resistência das professoras do município de Nova Hartz em assumir a docência das turmas de jardins, visto que teriam que aplicar um projeto de pesquisa para, posteriormente, apresentar na Feira de Iniciação Científica do Município. Isto posto, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, acerca de identificar os impedimentos mais relevantes para trabalhar a pesquisa em sala de aula com crianças de 4 e 5 anos. Utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário online, respondido por professoras que atuam nas 24 turmas de Jardim (níveis A e B) da Rede Municipal de Nova Hartz e para verificação dos dados a análise de conteúdo. Após os resultados analisados, constatou-se que as dificuldades mais predominantes mencionadas pelas professoras foram a falta de estrutura, recursos e materiais necessários para desenvolver a pesquisa, como também no envolvimento dos alunos no decorrer dela. Sobretudo, envolver crianças da Educação Infantil no processo de pesquisa como metodologia é instigar a curiosidade inata que elas possuem e transformá-la num sujeito protagonista no processo da construção do conhecimento.
Downloads
Copyright (c) 2020 Juliana Juliana Zinn Kochhann, Lissane Dolores Ricacheski, Queila Martins Henkel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.