Formação de professoras em serviço no sul do Rio Grande do Sul: considerações sobre a pesquisa como princípio pedagógico

  • Lígia Cardoso Carlos Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Dirlei Dirlei de Azambuja Pereira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Formação de professoras em serviço, Pesquisa como princípio pedagógico, Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo analisa como alunas-professoras de um curso de Pedagogia na modalidade em serviço perceberam e manifestaram, em suas trajetórias profissionais, a contribuição da pesquisa como princípio pedagógico. O projeto pedagógico do curso buscava a conexão com o trabalho docente, a democratização da escola, a articulação entre a teoria e a prática e o vínculo com a realidade e as necessidades locais. Esses fundamentos foram desenvolvidos na medida em que as histórias de vida, as práticas docentes e as comunidades nas quais as escolas estavam inseridas eram investigadas, discutidas e problematizadas. Como encaminhamento metodológico realizamos entrevistas semiestruturadas com as profissionais, ainda em atividade docente, da última turma ofertada. Usamos como aporte as perspectivas teóricas de Kieling (2000; 2006), Tambara (2006) e a obra organizada por Peres, Tambara e Ghiggi (2006). A análise dos dados indicou um processo formativo que potencializou a autonomia profissional, as ações pedagógicas voltadas ao coletivo, a produção de conhecimentos que partissem da análise do cotidiano da comunidade escolar e o ensino tendo como base a pesquisa. Compreendemos que a pesquisa como princípio pedagógico foi um importante diferencial que promoveu o autogerenciamento da formação, fomentando diálogos entre teorias e urgências cotidianas.

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Biografia do Autor

Lígia Cardoso Carlos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

O artigo analisa como alunas-professoras de um curso de Pedagogia na modalidade em serviço perceberam e manifestaram, em suas trajetórias profissionais, a contribuição da pesquisa como princípio pedagógico. O projeto pedagógico do curso buscava a conexão com o trabalho docente, a democratização da escola, a articulação entre a teoria e a prática e o vínculo com a realidade e as necessidades locais. Esses fundamentos foram desenvolvidos na medida em que as histórias de vida, as práticas docentes e as comunidades nas quais as escolas estavam inseridas eram investigadas, discutidas e problematizadas. Como encaminhamento metodológico realizamos entrevistas semiestruturadas com as profissionais, ainda em atividade docente, da última turma ofertada. Usamos como aporte as perspectivas teóricas de Kieling (2000; 2006), Tambara (2006) e a obra organizada por Peres, Tambara e Ghiggi (2006). A análise dos dados indicou um processo formativo que potencializou a autonomia profissional, as ações pedagógicas voltadas ao coletivo, a produção de conhecimentos que partissem da análise do cotidiano da comunidade escolar e o ensino tendo como base a pesquisa. Compreendemos que a pesquisa como princípio pedagógico foi um importante diferencial que promoveu o autogerenciamento da formação, fomentando diálogos entre teorias e urgências cotidianas.

Publicado
13-11-2020
Como Citar
CARDOSO CARLOS, L.; DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRA, D. Formação de professoras em serviço no sul do Rio Grande do Sul: considerações sobre a pesquisa como princípio pedagógico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 159 a 173, 13 nov. 2020.