Formação de professoras em serviço no sul do Rio Grande do Sul: considerações sobre a pesquisa como princípio pedagógico
Resumo
O artigo analisa como alunas-professoras de um curso de Pedagogia na modalidade em serviço perceberam e manifestaram, em suas trajetórias profissionais, a contribuição da pesquisa como princípio pedagógico. O projeto pedagógico do curso buscava a conexão com o trabalho docente, a democratização da escola, a articulação entre a teoria e a prática e o vínculo com a realidade e as necessidades locais. Esses fundamentos foram desenvolvidos na medida em que as histórias de vida, as práticas docentes e as comunidades nas quais as escolas estavam inseridas eram investigadas, discutidas e problematizadas. Como encaminhamento metodológico realizamos entrevistas semiestruturadas com as profissionais, ainda em atividade docente, da última turma ofertada. Usamos como aporte as perspectivas teóricas de Kieling (2000; 2006), Tambara (2006) e a obra organizada por Peres, Tambara e Ghiggi (2006). A análise dos dados indicou um processo formativo que potencializou a autonomia profissional, as ações pedagógicas voltadas ao coletivo, a produção de conhecimentos que partissem da análise do cotidiano da comunidade escolar e o ensino tendo como base a pesquisa. Compreendemos que a pesquisa como princípio pedagógico foi um importante diferencial que promoveu o autogerenciamento da formação, fomentando diálogos entre teorias e urgências cotidianas.
Downloads
Copyright (c) 2020 Lígia Cardoso Carlos, Dirlei Dirlei de Azambuja Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.