Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica

  • Cleise Helen Botelho Koeppe
  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
  • Luciana Calabró
Palavras-chave: professor pesquisador; pesquisa; motivação à pesquisa; participação docente

Resumo

A formação do professor pesquisador reflexivo é importante para a qualificação da Educação Básica Brasileira. O presente artigo, derivado de uma pesquisa de doutoramento, tem por objetivos analisar os fatores que influenciam, ou não, a participação efetiva de docentes em uma investigação e ainda, as vantagens e dificuldades que os docentes enfrentam na implementação da pesquisa como princípio educativo. Os colaboradores são 27 profissionais em exercício em diversas áreas e níveis de atuação na Educação Básica, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De cunho qualitativo, o artigo apresenta dados referentes à formação desse grupo de pesquisa e seus discursos, analisando os motivos que levam docentes a assumirem os pressupostos da pesquisa como atitude profissional e pedagógica. Conclui-se que os professores em exercício ainda encontram dificuldades em apropriar-se dos pressupostos de pesquisa, tanto como atitude educativa, quanto como pedagógica e que, as formações continuadas podem colaborar para essa mudança de concepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-11-2020
Como Citar
KOEPPE, C.; RIBEIRO, M.; CALABRÓ, L. Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 3, p. 64-83, 13 nov. 2020.