Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online

  • Andreza de Oliveira de Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)
  • Juliana Mendes da Silva Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-8493-8885
  • Flavia Varriol de Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) https://orcid.org/0000-0002-4764-9726
  • Gabriela dos Santos Leite Boechat Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) e http://orcid.org/0000-0003-3998-2016
  • Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira https://orcid.org/0000-0001-7071-2378
Palavras-chave: Metodologia por problematização, Interdisciplinaridade, Ensino online

Resumo

Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
08-10-2021
Como Citar
CARVALHO, A.; SILVA, J.; FREITAS, F.; BOECHAT, G.; FERNANDES, E.; TEIXEIRA, G. Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 645-660, 8 out. 2021.
Seção
Propostas Didáticas