Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online

Autores

  • Andreza de Oliveira de Carvalho Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)
  • Juliana Mendes da Silva Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-8493-8885
  • Flavia Varriol de Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) https://orcid.org/0000-0002-4764-9726
  • Gabriela dos Santos Leite Boechat Universidade Federal Fluminense (UFF) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) / Programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn) e http://orcid.org/0000-0003-3998-2016
  • Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira https://orcid.org/0000-0001-7071-2378

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756

Palavras-chave:

Metodologia por problematização, Interdisciplinaridade, Ensino online

Resumo

Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.

Downloads

Downloads

Publicado

08-10-2021

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

CARVALHO, Andreza de Oliveira de; SILVA, Juliana Mendes da; FREITAS, Flavia Varriol de; BOECHAT, Gabriela dos Santos Leite; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; TEIXEIRA, Gerlinde Agate Platais Brasil. Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 645–660, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11756. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11756. Acesso em: 1 abr. 2025.