Metodologia da problematização e interdisciplinaridade: uma proposta para o ensino online
Resumo
Em um contexto de pandemia de Covid-19, no qual, por determinações sanitárias, as aulas presenciais em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado, escolas e universidades buscaram por meio de ambientes virtuais cumprir a carga horária obrigatória. Tendo em vista esse cenário, este trabalho apresenta uma proposta empírica e interdisciplinar de implementação de uma metodologia de ensino online, que teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre o consumo de produtos advindos da agropecuária e seus impactos. A abordagem metodológica é a da problematização, através do método do Arco de Charles Maguerez. Buscamos, nos conceitos da interdisciplinaridade e ensino online, a possibilidade de superar a fragmentação do ensino que acontece comumente mesmo diante de contextos normais. E, promover o diálogo entre as disciplinas do currículo e a realidade da comunidade escolar, e, nesse caso, uma realidade mundial ainda que remotamente, com o auxílio de recursos digitais e a interação em ambientes virtuais, ao invés de “cair no conteudismo”.
Downloads
Copyright (c) 2021 Andreza de Oliveira de Carvalho, Juliana Mendes da Silva, Flavia Varriol de Freitas, Gabriela dos Santos Leite Boechat, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.