A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens

  • Tainá Griep Maronn Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
  • Erica do Espírito Santo Hermel
Palavras-chave: Currículo; Material didático; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia

Resumo

Esse trabalho apresenta como objetivo analisar o conteúdo e as imagens sobre a embriologia humana nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil a partir de 1980. Na análise do conteúdo teórico foram considerados os seguintes parâmetros (adequação à série; clareza do texto; nível de atualização do texto; grau de coerência entre as informações apresentadas; e se apresenta ou não textos complementares) e critérios (fraco; regular; bom; e excelente). As atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e os recursos adicionais ou complementares (glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros). As imagens foram classificadas quanto ao grau de iconografia, funcionalidade, relação com o texto principal, etiquetas verbais e conteúdo científico. Com relação ao conteúdo, os livros, ao longo do tempo, apresentaram mais conceitos relacionados a embriologia, além de mais recursos adicionais ou complementares. Nas imagens, observou-se uma predominância de imagens do tipo ilustração (esquemas, 91), informativas (143), denotativas (138), com etiquetas verbais relacionais (150) e modelo cientificamente correto (284). Percebeu-se uma evolução nos livros didáticos em relação ao conteúdo de embriologia humana apresentado, porém ainda é necessário que sejam aperfeiçoados.

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
GRIEP MARONN, T.; DO ESPÍRITO SANTO HERMEL, E. A Embriologia Humana, sob uma perspectiva temporal, nos livros didáticos de Ciências: uma análise do conteúdo e das imagens. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 114-136, 18 dez. 2020.