Tessituras no Ensino de Química: interfaces para abordagem das questões étnico-raciais na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11520

Palavras-chave:

Ensino de Química, Relações Étnico-Raciais, Educação Antirracista

Resumo

Desde a promulgação da lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 temos a obrigatoriedade da inserção no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. No entanto, a sanção da lei não garante a sua utilização enquanto prática pedagógica. Especialmente no Ensino de Química, tem se percebido diversos entraves para o implementação prática dessa legislação que pode estar relacionado com a omissão dessas discussões na formação docente. Assim, com vistas a introduzir a reflexão sobre as questões étnico-raciais propomos uma oficina pedagógica para um grupo de alunos na fase final de formação inicial de professores . Acreditamos, portanto, que a consolidação desta oficina agregou conhecimento teórico para os futuros docentes de química a cerca das discussões étnico-raciais, além de proporcionar a possibilidade de atuação em uma educação antirracista.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

LIMA, Rafaela dos Santos; DA CONCEIÇÃO FONSECA, Larissa; DOS SANTOS GOIS, Lucas; SENA DE JESUS, Rildo. Tessituras no Ensino de Química: interfaces para abordagem das questões étnico-raciais na sala de aula. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 5, p. 137–151, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11520. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11520. Acesso em: 9 abr. 2025.