Tessituras no Ensino de Química: interfaces para abordagem das questões étnico-raciais na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11520Palavras-chave:
Ensino de Química, Relações Étnico-Raciais, Educação AntirracistaResumo
Desde a promulgação da lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 temos a obrigatoriedade da inserção no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. No entanto, a sanção da lei não garante a sua utilização enquanto prática pedagógica. Especialmente no Ensino de Química, tem se percebido diversos entraves para o implementação prática dessa legislação que pode estar relacionado com a omissão dessas discussões na formação docente. Assim, com vistas a introduzir a reflexão sobre as questões étnico-raciais propomos uma oficina pedagógica para um grupo de alunos na fase final de formação inicial de professores . Acreditamos, portanto, que a consolidação desta oficina agregou conhecimento teórico para os futuros docentes de química a cerca das discussões étnico-raciais, além de proporcionar a possibilidade de atuação em uma educação antirracista.