Tessituras no Ensino de Química: interfaces para abordagem das questões étnico-raciais na sala de aula

Palavras-chave: Ensino de Química, Relações Étnico-Raciais, Educação Antirracista

Resumo

Desde a promulgação da lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 temos a obrigatoriedade da inserção no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. No entanto, a sanção da lei não garante a sua utilização enquanto prática pedagógica. Especialmente no Ensino de Química, tem se percebido diversos entraves para o implementação prática dessa legislação que pode estar relacionado com a omissão dessas discussões na formação docente. Assim, com vistas a introduzir a reflexão sobre as questões étnico-raciais propomos uma oficina pedagógica para um grupo de alunos na fase final de formação inicial de professores . Acreditamos, portanto, que a consolidação desta oficina agregou conhecimento teórico para os futuros docentes de química a cerca das discussões étnico-raciais, além de proporcionar a possibilidade de atuação em uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
LIMA, R.; DA CONCEIÇÃO FONSECA, L.; DOS SANTOS GOIS, L.; SENA DE JESUS, R. Tessituras no Ensino de Química: interfaces para abordagem das questões étnico-raciais na sala de aula. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 137-151, 18 dez. 2020.