Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química

  • Elaine da Silva Ramos UFGD
  • Thais Pedro Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carlos Eduardo Laburú Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino de química; jogo didático; ligações químicas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer os principais resultados do desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para o ensino do conteúdo de ligações químicas. O mesmo foi aplicado em uma turma de AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) – trajetória 2 que continha 20 alunos do turno matutino de uma escola da rede estadual da cidade de Dourados-MS. Para a coleta dos dados utilizou-se como principais instrumentos os questionários, mas para ampliar a visão dos pesquisadores e também da coleta de dados, utilizaram-se gravações em áudio e vídeo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas 5 aulas, sendo a primeira para realizar diagnóstico com os estudantes, outras duas para aplicação do jogo, uma para trabalhar os conceitos abordados no jogo e a última para avaliação do jogo por meio do questionário final. Os principais resultados evidenciaram que os estudantes estabelecerem relações da química com seu dia a dia. O jogo potencializou a interação entre os estudantes, despertou um interesse em utilizá-lo em mais aulas, bem como despertou interesse para estudar química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Revista Química Nova na Escola. v. 34, N° 2, p. 92-98, maio 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf Acesso em: dez. 2019.
FELICIO, C.; SOARES, M. Da Intencionalidade à Responsabilidade Lúdica: Novos Termos para Uma Reflexão Sobre o Uso de Jogos no Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola. v. 40, n° 3, p. 160-168, agosto 2018. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/artigos/05-EA-33-17.pdf Acesso em: fev. 2020.
GOMES, L. M. de J. B.; DIONYSIO, L. G. M.; MESSEDER, J. C. Análise de rótulos de produtos domissanitários como forma de discutir a química no cotidiano dos estudantes. Educación Química. 26(1), 21-25, 2015.
MARTINS et al., A Utilização de Materiais Alternativos no Ensino de Química no Conteúdo de Geometria Molecular. Revista Thema. v.15, nº1, p. 44-50, 2018.
SED, Secretaria de Estado de Educação, Projeto AJA/MS – Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2017. Disponível em: https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/projeto-aja-ms-avanco-do-jovem-na-aprendizagem-em-mato-grosso-do-sul/ Acesso em: dez. 2019.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. Goiânia: Kelps, 2013. 196 p.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
RAMOS, E.; PEDRO LIMA, T.; LABURÚ, C. Caminho das Ligações: um jogo de tabuleiro para ensinar Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 350-361, 18 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiências