Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP
Resumo
A Alfabetização Científica (AC) é um processo contínuo e permanente, acontece ao longo da vida, em diferentes espaços educativos. Portanto, os museus de ciência são espaços privilegiados, que propiciam aos visitantes o conhecimento científico. Este trabalho analisou trechos da exposição do Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo (MAVUSP) à luz dos indicadores de AC, assim como os meios que o museu utiliza para divulgação e interatividade com o público. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de visitas ao museu. A primeira com alunos da Pós-Graduação em Educação da USP e mediada pelo monitor do museu. A segunda visita foi realizada individualmente com finalidade de coletar aspectos da exposição. Em um terceiro momento foram analisadas as mídias digitas que o museu utiliza para divulgação e propagação do conhecimento científico. O MAVUSP abrange de diversas formas a AC na exposição, já as mídias sociais ocorrem de forma moderada. As atividades dos museus representam uma mistura favorável por conta do seu papel integrador, dinâmico e lúdico. Compreendemos a importância em facilitar o acesso a ambientes que possibilitam a AC de forma a mudar a maneira como as pessoas enxergam a ciência, facilitando sua compreensão.
Downloads
Copyright (c) 2020 Michele Souza Fanfa, Caroline Martello, Leonan Guerra, Leonan Guerra, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.