Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP

Palavras-chave: Alfabetização Científica, Popularização da Ciência, Museu

Resumo

A Alfabetização Científica (AC) é um processo contínuo e permanente, acontece ao longo da vida, em diferentes espaços educativos. Portanto, os museus de ciência são espaços privilegiados, que propiciam aos visitantes o conhecimento científico. Este trabalho analisou trechos da exposição do Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo (MAVUSP) à luz dos indicadores de AC, assim como os meios que o museu utiliza para divulgação e interatividade com o público. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de visitas ao museu. A primeira com alunos da Pós-Graduação em Educação da USP e mediada pelo monitor do museu. A segunda visita foi realizada individualmente com finalidade de coletar aspectos da exposição. Em um terceiro momento foram analisadas as mídias digitas que o museu utiliza para divulgação e propagação do conhecimento científico. O MAVUSP abrange de diversas formas a AC na exposição, já as mídias sociais ocorrem de forma moderada. As atividades dos museus representam uma mistura favorável por conta do seu papel integrador, dinâmico e lúdico. Compreendemos a importância em facilitar o acesso a ambientes que possibilitam a AC de forma a mudar a maneira como as pessoas enxergam a ciência, facilitando sua compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Souza Fanfa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa: Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa, orientada pelo Profª. Drª Maria do Rocio Fontoura Teixeira. Trabalhou como Monitora Ambiental do Projeto Tamar - Base de Ubatuba (SP), 2013 e como Educadora Ambiental no Aquário de Ubatuba (SP) 2014/2015. Atualmente, dedica-se a pesquisas sobre espaços de educação não formal e formação inicial de professores.

Caroline Martello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Museologia pela Universidade Barriga Verde (2010). Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa: Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa. Foi coordenadora do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado - Caçador/SC (2003 a 2009). Museóloga responsável pelo Museu do Vinho Mário de Pellegrin e Assessora do Observatório Astronômico Domingos Forlin - Videira/SC (2009 a 2016).

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

acharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia.

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

acharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. - é professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM). - Atual coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado na UFSM (www.ufsm.br/ppgecqv). - lidera o Grupo de Pesquisa IDEIA - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533798 e www.ufsm.br/ideia. - Coordenou o núcleo UFSM do Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar". - Coordena o Projeto ´Ensino de Ciências aliado à STEM Education e ao ensino por investigação: uma proposta para os alunos e professores da Educação Básica de São Vicente do Sul/RS´ aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola(Linha 2 - Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências). - Coordenou, entre 2014 e 2018, o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências/UFSM. - Orienta trabalhos nas áreas de políticas públicas, avaliações educacionais e em larga escala (PNLD, PISA, ROSE e Barômetro/Brasil) e formação de professores (currículo da licenciatura, STEM) . - é pesquisador do Grupo de Ensino de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Educação da USP. - lecionou na Educação Básica na Rede Estadual de SP e no Colégio Santa Cruz em São Paulo/SP.

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, com a tese Redes de Conhecimento em Ciências. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Representante da UFRGS no SIGA do Ministério da Educação (MEC). Associada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - RS. Tem experiência na área de Educação em Ciências e Ciências da Informação, com ênfase em Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Gestão Documental, Redes de Conhecimento, Produção Científica, Fontes de Informação Científica e Tecnológica, Análise de Redes Sociais e Espaços não Formais de Educação.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
FANFA, M.; MARTELLO, C.; GUERRA, L.; GUERRA, L.; TOLENTINO NETO, L.; TEIXEIRA, M. Espaços de Educação Não Formal e Alfabetização Científica: um olhar sob a exposição do MAVUSP. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 98-113, 18 dez. 2020.