As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.

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Biografia do Autor

  • Débora Silveira Barros Bezerra

    Mestre em Ensino (UESB). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

  • Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

  • José Jackson Reis Santos

    Doutor em Educação (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 227–248, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11315. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11315. Acesso em: 1 mar. 2025.