As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos

  • Débora Silveira Barros Bezerra
  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0002-5781-764X
  • José Jackson Reis Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as regras da prática pedagógica presentes no discurso pedagógico e materializado no currículo de Ciências na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como principal referencial teórico os estudos sociológicos de Basil Bernstein (1996), sobre o discurso pedagógico e os trabalhos qualitativa, do tipo estudo de caso. Para o levantamento dos dados, utilizamos os seguintes procedimentos: a observação participante; gravação em áudios das aulas; anotações em diário de campo; questionário socioeconômico e cultural com os alunos e entrevista semiestruturada com o professor. Os resultados apontam para as diversas relações sociológicas que caracterizam as dimensões instrucional da prática pedagógica do professor de Ciências no Programa Tempo Juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Silveira Barros Bezerra

Mestre em Ensino (UESB). Professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

José Jackson Reis Santos

Doutor em Educação (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
BEZERRA, D.; EUGENIO, B.; SANTOS, J. J. As regras da prática pedagógica no currículo de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 227-248, 18 dez. 2020.