A trilha do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios como espaço não formal de aprendizagem da organografia vegetal

Autores

  • Esterline Felix dos Reis Universidade Federal de Roraima
  • Ivanise Rizzatti
  • Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11077

Palavras-chave:

Organografia vegetal, Espaços não formais, Trilha Ecológica, Bosque dos Papagaios

Resumo

Este artigo resulta de uma visita guiada realizada durante a disciplina de Organografia Vegetal do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima, e teve como objetivo investigar a contribuição da trilha ecológica do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, enquanto espaço não formal de ensino, para o estudo de Organografia Vegetal.  A metodologia consistiu de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa e a coleta de dados, baseou-se na observação direta durante a visita guiada realizada no mês de março de 2019 com 26 alunos do terceiro período do curso de Ciências Biológicas, e aplicação de um questionário contendo 7 questões subjetivas, com intuito de compreender as percepções dos alunos sobre a contribuição do espaço visitado para o estudo de Organografia Vegetal. O Bosque dos Papagaios, enquanto espaço não formal de ensino, e pelo fato de ser um ambiente natural repleto de plantas nativas e exóticas com localização urbana na cidade de Boa Vista e aberto à visitação, possibilitou a interação dos alunos com o conteúdo a ser aprendido, permitindo que conhecessem exemplares de espécies pelo nome científico e entender a relação de certas características com as espécies vegetais. 

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

A trilha do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios como espaço não formal de aprendizagem da organografia vegetal. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 297–313, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11077. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11077. Acesso em: 3 mar. 2025.

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