O Professor formador e suas crenças didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11036

Palavras-chave:

formação de professores; crenças didático-pedagógica; educação em Ciências e Matemática.

Resumo

As crenças didático-pedagógicas incluem ideias sobre o que é ensinar, ser professor, avaliar, entre outras. O professor atua de acordo essas crenças sem ter, muitas vezes, suficiente reflexão da sua influência na prática docente. Frente a isso, partimos do pressuposto que as crenças didático-pedagógicas dos professores formadores possam influenciar a formação dos licenciandos quanto ao entendimento de como se ensina e aprende o conhecimento científico. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar quais as crenças didático-pedagógicas de professores formadores que atuam em cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática em uma universidade federal multicampi. Entrevistamos 16 professores formadores. Utilizamos a análise de conteúdo com construção de categorias a posteriori. Em linhas gerais, os resultados apontaram que a maioria dos professores formadores, independente da área de formação, apresenta tendência a crenças didático-pedagógicas de caráter construtivista, porém, com traços de crenças tradicionais. Esperamos que esse estudo contribua com discussões acerca da formação inicial de futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática.

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Biografia do Autor

  • José Francisco Custódio, Custódio, UFSC

    Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail: j.custodio@ufsc.br

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

O Professor formador e suas crenças didático-pedagógicas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 141–157, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11036. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11036. Acesso em: 3 mar. 2025.