O Professor formador e suas crenças didático-pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11036Palavras-chave:
formação de professores; crenças didático-pedagógica; educação em Ciências e Matemática.Resumo
As crenças didático-pedagógicas incluem ideias sobre o que é ensinar, ser professor, avaliar, entre outras. O professor atua de acordo essas crenças sem ter, muitas vezes, suficiente reflexão da sua influência na prática docente. Frente a isso, partimos do pressuposto que as crenças didático-pedagógicas dos professores formadores possam influenciar a formação dos licenciandos quanto ao entendimento de como se ensina e aprende o conhecimento científico. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar quais as crenças didático-pedagógicas de professores formadores que atuam em cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática em uma universidade federal multicampi. Entrevistamos 16 professores formadores. Utilizamos a análise de conteúdo com construção de categorias a posteriori. Em linhas gerais, os resultados apontaram que a maioria dos professores formadores, independente da área de formação, apresenta tendência a crenças didático-pedagógicas de caráter construtivista, porém, com traços de crenças tradicionais. Esperamos que esse estudo contribua com discussões acerca da formação inicial de futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática.