Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000

Palavras-chave:

Feira de Ciências, Divulgação científica, Comunicação científica

Resumo

As feiras são importantes movimentos, pois unem estudantes da educação básica à produção de novos conhecimentos por meio de projetos envolvendo temas dos seus interesses e cada vez mais buscando um viés social. O ambiente proporcionado pela feira permite que sejam realizadas a socialização do conhecimento gerado por meio dos projetos entre os próprios estudantes, entre os estudantes e os visitantes (público geral, pesquisadores e outros professores), entre os estudantes e seus orientadores. Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as feiras de ciências como um possível dispositivo para a comunicação e a divulgação científica e discutir suas possibilidades no favorecimento da propagação e construção do conhecimento científico. O texto apresenta como estratégia para a estruturação dos projetos o uso da Pesquisa em Sala de Aula, a qual apresenta como etapas centrais o questionamento, a argumentação e a comunicação. As feiras também se tornam um momento para que os estudantes validem seus resultados de pesquisa e exercitem suas habilidades comunicativas a fim de compreender as informações advindas dos diferentes públicos a que são expostos, contribuindo para a produção de saberes e para a participação em práticas de letramento acadêmico. Aponta-se para a ocorrência de momentos onde são possíveis situações de comunicação científica entre estudantes com pesquisas em comum e/ou pesquisadores que visitam o evento e a divulgação científica, em que os estudantes-pesquisadores exercitam suas habilidades de socializarem seus achados com diferentes públicos.

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Biografia do Autor

  • Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutoranda pela mesma instituição. Licenciada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio do Sinos e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Professora de Ciências da rede municipal de Canoas (RS).

  • Jonathan Zotti da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando em Letras pela mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas (RS).

  • Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Didática das Ciências e Tecnologia (Universidade de Paris VI) Professora titular do DMTE-FAE. Professora Visitante no DiSSGeA Università degli Studi di Padova (Itália).

  • João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Pós-doutorado em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile). Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação. Professor titular da Faculdade de Física (FAFIS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

GALLON, Mônica da Silva; SILVA, Jonathan Zotti da; NASCIMENTO, Silvania Sousa do; ROCHA FILHO, João Bernardes da. Feiras de Ciências: uma possibilidade à divulgação e comunicação científica no contexto da educação básica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 4, p. 180–197, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11000. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11000. Acesso em: 14 mar. 2025.