O meio ambiente segundo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Andressa Mayumi Yamashiro Alarcon Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Ruben Alexandre Boelter UFFS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10891

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Iniciação à docência, Concepções, Educação Básica.

Resumo

O presente relato analisa as escritas dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, resultantes de uma prática desenvolvida por meio da parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com uma escola do município de Cerro Largo - RS. Esta parceria ocorre por meio da inserção dos bolsistas do PETCiências na escola. As escritas analisadas são resultado da participação em uma das palestras desenvolvidas na Semana Nacional do Meio Ambiente que tinham como foco principal a Educação Ambiental, por meio da política dos 5R’s (Reduzir; Repensar; Reaproveitar; Reciclar; Recusar) voltado ao Meio Ambiente. As escritas foram analisadas de acordo com as concepções sobre o ambiente de Sauvé (2005b), identificadas e sistematizadas em três em três categorias: Ambiente como a Natureza, Ambiente como um Recurso e Ambiente como um Problema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

19-09-2019

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

ALARCON, Andressa Mayumi Yamashiro; BOELTER, Ruben Alexandre. O meio ambiente segundo alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 232–239, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10891. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10891. Acesso em: 9 mar. 2025.