“Sabores e Dissabores” de uma horta escolar: percepções gustativas e vivências de alunos do Ensino Fundamental

Autores

  • Luan Hugolino de Moraes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Pós-graduação lato sensu em Educação Básica modalidade Ensino de Biologia
  • Marcelo Guerra Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10862

Palavras-chave:

Alimentação saudável, Percepção Ambiental, Horta escolar

Resumo

As hortas escolares são ambientes propícios para abordar o tema educação alimentar, sendo favoráveis para estimular uma alimentação mais saudável no cotidiano dos alunos. O comportamento alimentar pode ser determinado pela percepção individual do paladar, somado a estrutura socioeconômica e influência da mídia e hábitos alimentares dos cuidadores. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar a percepção que os alunos do ensino fundamental II possuem sobre uma horta e a preferência alimentar deles pelas plantas cultivadas. Com a participação dos alunos, foi montada uma horta na escola. Por meio de um questionário, foram adquiridas informações sobre a vivência dos alunos com hortas, percepção gustativa e em relação à saúde e ao meio ambiente. Do total de alunos, 40% afirmaram possuir ou já ter tido uma horta em sua casa. A maioria dos alunos nunca havia experimentado os vegetais plantados na horta escolar. Eles indicaram o uso do agrotóxico utilizado nos vegetais comercializados como a principal diferença entre os vegetais cultivados em hortas caseiras. Foi possível observar neste trabalho a importância de se utilizar uma horta como ferramenta pedagógica para explorar a percepção dos alunos sobre saúde e meio ambiente e ampliar os seus conhecimentos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Como Citar

“Sabores e Dissabores” de uma horta escolar: percepções gustativas e vivências de alunos do Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 20–42, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10862. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10862. Acesso em: 3 mar. 2025.