Comunicação

Estratégia Motivacional em Organizações

  • Ivaneide de Farias Dantas UNINASSAU
  • Raquel Antônia Sabadin Schmidt UNETRI Faculdade
  • Nataly de Queiroz Lima UNINASSAU
Palavras-chave: Gestão, Comunicação, Estratégia, Motivação

Resumo

O presente artigo visa problematizar o papel dos processos comunicacionais na gestão da educação como estratégias de motivação da comunidade escolar e de deliberação acerca de ações e comportamentos que alcancem melhores resultados. Nas próximas linhas, aportamos um arsenal teórico que compreende a comunicação como estratégia motivacional relevante para a gestão de organizações, em especial de unidades de educação. Para tal, se utilizou os aportes de vários teóricos notadamente os de Edgar Morin, Jürgen Habermas, Maslow, McClelland, Deci e Ryan, Luke; Calegari e Pereira e Mintzberg. A discussão possibilitou compreender que em organizações educacionais existe um nível de complexidade de funcionamento e de relações que requer estratégias que motivem os estudantes a se engajarem no processo de ensino aprendizagem, tendo como resultado o sucesso demonstrado em indicadores de desempenho.

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Biografia do Autor

Ivaneide de Farias Dantas, UNINASSAU

Ivaneide de Farias Dantas é Analista Organizacional, formada em Licenciatura Plena em Ciências e Bel. em Psicologia, especialista em Administração Pública pela FGV-Fundação Getúlio Vargas e em Administração de RH pela Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Administração Pública pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e Doutoranda em Administração pela UNAM-Universidad Nacional de Misiones na Argentina. Atualmente é Secretária Municipal de Educação e Professora da UNINASSAU.

Raquel Antônia Sabadin Schmidt, UNETRI Faculdade

Raquel Antônia Sabadin Schmidt, Doutoranda em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - Argentina – UNAM, Mestre em Administração Estratégica de Negócios, MBA em Administração Pública e Contadora, Sócia e administradora da empresa Future Vision Assessoria e Consultoria em Gestão de Negócios Ltda., Professora nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis na UNETRI Faculdade, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNETRI Faculdade.  

Nataly de Queiroz Lima, UNINASSAU

Nataly de Queiroz Lima é jornalista, formada pela Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Ciência Política pela mesma instituição de ensino superior, mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora das Faculdades Integradas Barros Melo e do Centro Universitário Maurício de Nassau.

Referências

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Publicado
27-10-2023
Como Citar
DANTAS, I.; SCHMIDT, R.; LIMA, N. Comunicação. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. e10897, 27 out. 2023.
Seção
Sustentabilidade Organizacional