A Revista Gestão e Sustentabilidade - RG&S tem como objetivo

Disseminar conhecimentos publicando artigos originais e inéditos no campo da gestão e sustentabilidade, visando contribuir para o fomento da produção e divulgação científica nessas áreas, bem como áreas afins.

Periodicidade

A RG&S opta pelo processo de Publicação Contínua com edições anuais, promovendo rapidez na comunicação e disponibilização de seus artigos.

 

A RG&S está estruturada em quatro seções:

Seção 1: Gestão de resíduos sólidos

Objetiva a publicação de estudos inéditos com foco em indicadores, práticas, metodologias relacionadas à gestão/gerenciamento de resíduos sólidos de distintas classificações e origens. Pretende também abarcar assuntos atuais e emergentes de sustentabilidade e de  gestão integrada, inovadora, responsiva e/ou resiliente.

Seção 2: Avaliação e mitigação de impactos ambientais

Tem o intuito de publicar estudos conexos às problemáticas ambientais relevantes com foco em metodologias aplicadas na avaliação e mitigação de impactos ambientais, controle e gestão da poluição ambiental.

Seção 3: Sustentabilidade Organizacional 

Tem como propósito publicar trabalhos que versem sobre gestão e modos de produção e consumo, relações entre ambiente e sociedade, abarcando os três eixos da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Também engloba estudos sobre ESG (Environmental, Social and Governance).

Seção 4: Tecnologias aplicadas à valoração de resíduos 

Objetiva a publicação de estudos inéditos com foco em aproveitamento/reutilização/reciclagem de resíduos ou subprodutos com matéria-prima em processos, produtos, novos materiais ou para recuperação/produção energética. Pretende também abarcar assuntos atuais e emergentes de economia circular, produção limpa e mais limpa, tecnologias limpas, ecoeficiência e sustentabilidade.

 

Modalidade de trabalhos

Poderão ser submetidos artigos que fomentem discussão e caracterizem avanço científico no âmbito do foco e escopo da revista, como foco em: resultados de pesquisas/investigações; trabalhos empíricos; ensaios, estudos de caso e relatos técnicos e revisão da literatura. Serão priorizados trabalhos oriundos de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu.

 

Processo de Avaliação por Pares

O processo de análise dos manuscritos segue os passos a seguir:

  1. Análise inicial: os editores de seção, juntamente com o editor chefe avaliam o manuscrito quanto à: atendimento ao escopo da revista, adequação às normas de submissão, originalidade, solidez metodológica e discussão e resultados do estudo. Nesta etapa pode haver a rejeição, onde os editores podem sugerir adequações e uma nova submissão.
  2. Designação: Os artigos aprovados na etapa anterior serão designados aos avaliadores externos (pareceristas). Cabe aos editores de seção designar os pareceristas e realizar o acompanhamento dos prazos de avaliação do artigo.
  3. Avaliação: Esta etapa é realizada por dois pareceristas com o uso de método duplo-cego (em caso de divergência, pode ser acionado um terceiro avaliador). A partir das avaliações e recomendações, o manuscrito retorna ao(s) autor(es) para alterações e após estas feitas, segue para editoração e publicação em volume a ser definido pela revista. 

Formulário de avaliação

Após a avaliação por parte dos editores de seção, o manuscrito será enviado para dois avaliadores ad hoc especializados no tema do artigo. O sistema de revisão utilizado é por pares duplo cego (Double Blind Review), onde os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, bem como os nomes dos autores perante os pareceristas.  

Os pareceres poderão resultar em cinco tipos de avaliações: Aceitar; Correções obrigatórias; Submeter novamente para avaliação; Submeter a outra revista; Rejeitar. 

A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento das recomendações dos pareceristas.

A avaliação é feita com base no Formulário de avaliação

Os requisitos nortearão a avaliação dos pareceristas, que deverão, além de atribuir uma nota ao requisito, realizar um parecer descritivo com suas observações para aprimorar o manuscrito avaliado.


Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo e adota a licença “Creative Commons Attribution 4.0”. O periódico autoriza a distribuição e adaptação da obra, desde que o crédito seja atribuído ao(s) autor(es).

 

Política de isenção de cobrança

A RG&S não cobrará taxas dos autores para a submissão, processamento do artigo para edição, bem como para a publicação.

 

Conduta ética e boas práticas de publicação

A Revista segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE), que podem ser encontradas em https://publicationethics.org/

Responsabilidades dos Editores

Os Editores têm a responsabilidade de atuar de forma íntegra, imparcial, com com transparência e preservando a confidencialidade nos trâmites dos manuscritos submetidos, obedecendo rigorosamente os fluxos estabelecidos.

Responsabilidades dos Membros da Equipe Editorial

Todos os envolvidos com a equipe editorial, no âmbito de suas atribuições, devem garantir uma conduta ética e transparente no que tange às submissões, encaminhamento para revisores, revisões e publicações. 

Responsabilidades dos Revisores

Os avaliadores selecionados têm a responsabilidade de contribuir para o processo de tomada de decisão acerca da publicação, auxiliando na melhoria da qualidade do artigo e revisando o manuscrito dentro do prazo de avaliação indicado no processo editorial. Deve ainda manter confidencialidade com o manuscrito e as informações da pesquisa contida neste.

Responsabilidades dos Autores

Os autores têm responsabilidade para com as políticas e diretrizes de submissão da revista, devendo conhecer estas e segui-las. Os autores devem buscar garantir a integridade dos dados apresentados no artigo e assegurar-se das apropriadas citações e identificação das fontes no uso de materiais de terceiros. Devem também certificar-se que não há declarações caluniosas, difamatórias, preconceituosas e que não atentem direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros.

 

Endogenia

A revista segue, rigorosamente, o limite de 20% para a taxa de endogenia por edição (autores oriundos da UFFS).

 

Prazos para publicação

A revista RG&S buscará atender os seguintes prazos:

  • Prazo para análise pelo editores de seção - até duas semanas
  • Prazo para análise pelos pareceristas externos - até quatro semanas
  • Prazo total para análise do manuscrito - até seis semanas
  • Prazo para ajustes dos autores - 4 semanas
  • Prazo para editoração e publicação, após atendidas todas correções - 2 semanas


Verificação de similaridade 

A RG&S utiliza o Turnitim (Turnitin) para verificação de similaridade, na primeira etapa (I. Análise inicial) da submissão do manuscrito (inclusive com detecção de uso de IA - Inteligência Artificial). Em havendo uma alta taxa de similaridade, o manuscrito deverá retornar para o autor fazer as devidas correções no texto.

 

Conflito de interesse

Um conflito de interesse ocorre quando o interesse básico da pesquisa é influenciado por um interesse secundário que pode prejudicar o julgamento profissional e os objetivos do projeto. 

Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho. E caso tenham conexões pessoais com alguém da revista, devem informar o editor quando da submissão do manuscrito.

Cabe ao autor garantir que os resultados não foram influenciados por fatores externos ou má conduta, como troca de incentivos financeiros por resultados positivos. 

Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, e quando ocorrer, devem delegar a outros editores o acompanhamento do manuscrito.

Os avaliadores externos devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito, e em caso de existir algum, solicitar ao editor a sua substituição da avaliação.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.