O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Template para submissãoLink para Template

Os artigos deverão seguir as seguintes orientações para submissões:

  • Os manuscritos enviados devem ser originais, que ainda não tenham sido publicados em outros periódicos ou divulgados, abertamente, na rede de acesso pública.
  • Devem possuir entre 15 a 25 páginas para Trabalhos empíricos, Ensaios e Artigos provenientes de Programas de Iniciação Científica, incluindo notas de rodapé, figuras, tabelas e referências bibliográficas;
  • Para Relatos técnicos e Casos de ensino devem possuir entre 07 a 15 paginas, incluindo notas de rodapé, figuras, tabelas e referências bibliográficas;
  • Formatado em papel A4;
  • Margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm);
  • Espaçamento entre linhas 1,5cm;
  • Alinhamento justificado, sem recuo de parágrafos;
  • Fonte Times New Roman tamanho 12;
  • Não deverá conter a identificação do(s) autor(es), tanto no corpo do texto como nas propriedades do arquivo.
  • Deverá ter um título conciso com o conteúdo do trabalho, que não ultrapasse 15 palavras ou 100 caracteres com espaço.
  • Deverá conter resumo ressaltando o objetivo, método, resultados propostos e conclusões do trabalho, além de três a cinco palavras-chave, bem como abstract e Key Words, objetivando sua difusão internacional.
  • As eventuais notas deverão ser numeradas sequencialmente e apresentadas no final de cada pagina em formato de Nota de Rodapé.
  • As referências bibliográficas devem ser citadas no corpo do trabalho com indicação do sobrenome do(s) autor(es), ano e página da citação (caso necessário). Estas referências ao final do artigo devem ser apresentadas em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT 6023 ou superior.
  • Diagramas, quadros e tabelas devem apresentar título acima deles e fonte abaixo deles, e ser colocados ao longo do texto, conforme forem mencionados;
  • É necessário que, ao salvar todos os arquivos do trabalho no programa Word, o(s) autor(es) apaguem qualquer denominação referente ao(s) seu(s) ao(s) nome(s) que eventualmente constem do resumo das propriedades de cada arquivo (arquivo/propriedades/resumo).

Os artigos devem atender aos seguintes requisitos redacionais e de formatação:

Primeira página (não contada para o artigo)

  • Título do artigo, com as palavras principais em letras maiúsculas e palavras de ligação em letras minúsculas.
  • Resumo do artigo até 250 palavras, em um único parágrafo, em Português e Inglês;
  • Palavras-chave três (mínimo) a cinco (máximo), em Português e Inglês.

Segunda página

  • Título do artigo, com as palavras principais em letras maiúsculas e palavras de ligação em letras minúsculas;
  • Órgão ou instituição financiadora do estudo quando existir (rodapé);
  • O corpo do texto do artigo deve ser iniciado na segunda página.
  • Não deve ter seu(s) autor(es) identificado(s) de forma explícita ou oculta em seu corpo, sob pena de ser recusado.

Elementos Textuais e Número de Páginas

  • O tamanho do artigo, incluindo referências bibliográficas deverá ter de 15 a 20 páginas tamanho A4 e deverá estar assim organizado:
    • Apresentação ou introdução;
    • Desenvolvimento:
      • Revisão da literatura ou estado da arte;
      • Metodologia(s);
      • Análises e resultados.
    • Conclusões e recomendações;
    • Limitações da pesquisa e sugestões para novas pesquisas;
    • As Referências deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com as normas da ABNT NBR-6023;
    • O artigo deve ser escrito de forma correta em termos gramaticais. Os pareceristas não farão correções.

Normas a serem utilizadas:

  • Referências - Elaboração (NBR-6023);
  • Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520);
  • Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024);
  • Resumo - Apresentação (NBR 6028);
  • Para apresentação de dados tabulares ver norma do IBGE;
  • Manual de Boas Práticas de pesquisa da ANPAD.

Responsabilidades

  • O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista