A construção de espaços de escuta para docentes na pandemia: Articulando psicologia e educação
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.16.2-13Palabras clave:
Processos educativos, Trabalho docente, Extensão universitária, COVID-19Resumen
Durante a pandemia da COVID-19, os processos educativos precisaram ser modificados em razão do distanciamento social, o que impactou diretamente as práticas docentes nas escolas públicas. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre as experiências de extensão realizadas durante o período pandêmico com docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em Psicologia, e professores de uma escola municipal. São descritas as atividades desenvolvidas e as aprendizagens construídas por meio de encontros online. Os resultados evidenciam o esforço coletivo para manter vínculos com os espaços institucionais de aprendizagem, construindo, de forma colaborativa, possibilidades de presença diante das ausências impostas pelo contexto. Conclui-se pela potência da extensão universitária na promoção de uma concepção de educação libertadora.
Palavras-chave: Processos educativos, Trabalho docente, Extensão universitária, COVID-19
The construction of listening spaces for teachers in the pandemic: Articulating psychology and education
Abstract: During the COVID-19 pandemic, it was necessary to modify educational processes due to social distancing, which led to significant changes in the practices of public school teachers. In this context, this article aims to present and reflect on extension activities carried out during the pandemic with teachers, undergraduate and graduate students in Psychology, and educators from a municipal school. The extension actions and the learning experiences developed through online meetings are described. The results highlight the collective effort to maintain connections with institutional learning spaces, collaboratively building ways to find presence amid the absences imposed by the period. The study concludes by affirming the potential of university extension in promoting a liberating conception of education.
Keywords: Educational Processes; Teaching work; University Extension; COVID-19
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