Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Extensão Universitária é uma publicação quadrimestral do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul, cujo objetivo é possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. A revista dará ênfase a artigos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária.

As submissões podem ser feitas a qualquer tempo. Os artigos aprovados para publicação serão publicados logo após a sua aprovação (em versão antecipada online), até que um número seja completado.

ISSN 2358-0399      /     indexada em: LATINDEX  DIADORIM  LivRe!  SEER-IBICT  DOAJ  OAJI  Google Scholar

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação inicial é realizada pelos Editores que podem decidir sobre a adequação ao escopo e padrões de qualidade da revista, podendo rejeitar ou dar encaminhamento ao processo de avaliação por pares. Esta é realizada por meio de avaliação duplo cega – pelo menos dois profissionais com experiência em Extensão Universitária e especialistas nas diferentes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.

 

Periodicidade

A versão eletrônica da revista publicará on-line todos os artigos e matérias que estiverem aceitos e editorados em uma versão antecipada on line. A cada quadrimestre, os artigos aprovados são reunidos em um número.

Cada volume corresponde a um ano, e possui 3 números (a partir de 2017).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece Acesso Livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Por Acesso Livre entendemos a disponibilidade livre e pública na internet, permitindo a qualquer utilizador ler, copiar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou criar link para os textos completos desses artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreiras financeiras, jurídicas ou técnicas, a não ser as de acesso à própria internet.

Não obstante, os autores têm o direito de serem devidamente reconhecidos e citados.

A revista adota os princípios de publicação da Open Access Initiative (http://www.budapestopenaccessinitiative.org/read).

A Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) adota os critérios da licença CC-BY Creative Commons 4.0, o que implica em permissão para copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato,recombinar,transformar ou reconstruir a partir do material original para qualquer fim, mesmo commercial. A RBEU não revogará essas liberdades contanto que os termos da licença sejam seguidos.

Você deve dar crédito adequado ao autor original, fornecer um link para a licença, e indicar que mudanças foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não em qualquer forma que sugira que o licenciante concorda com você ou seu uso. Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam os outros de fazer qualquer coisa que a licença permite.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a Revista Brasileira de Extensão Universitária

 A Revista Brasileira de Extensão Universitária é um veículo de publicação para o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. A revista dará ênfase a artigos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária.

São aceitos trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Conselho Editorial e pelos consultores ad hoc, que deverão recomendar o aceite ou a rejeição do trabalho, e sugerir modificações.

A seleção é realizada por meio de avaliação pelos pares – profissionais com experiência em Extensão Universitária e especialistas nas diferentes áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho. No processo de seleção, além dos critérios gerais para publicação, serão observados: prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas.

Direitos autorais seguem a licença da CC-BY Creative Commons 4.0 e os autores mantém os direitos autorais sobre o seu trabalho, permitindo porém prioridade de publicação para a Revista Brasileira de Extensão Universitária.

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores, sendo os mesmos inéditos e não devem estar em avaliação por outro veículo de publicação.

Os autores não são submetidos a taxas de submissão ou de avaliaçao de artigos.