Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.14.3-3Palabras clave:
Extensão Universitária, Afastamento Social, Formação De Professores, Hospitais MineirosResumen
As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros
An extension project in hospital pedagogy and the pandemic
Abstract: Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives.
Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution 4.0 que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.