Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19
Resumo
As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros
An extension project in hospital pedagogy and the pandemic
Abstract: Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives.
Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais
Downloads
Referências
Cardoso, L. M. F. (2001). Atividade lúdica e a criança hospitalizada: Um estudo na pediatria do Hospital São Sebastião, em Viçosa-MG (Tese de doutorado). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil.
Dantas, J. L. L. (2020). “Viver é muito perigoso" - A prática pedagógica hospitalar em tempos de pandemia: Uma reflexão à luz de Grande Sertão: Veredas. Pedagogia em Ação, 13(1), 226-236.
Fontes, R. de S. (2008). Da classe à pedagogia hospitalar: A educação para além da escolarização. Revista Linhas, 9(1), 72-92.
Gadotti, M. (2017). Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire. Recuperado de https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf
Koglin, T. S. S.; & Koglin, J. C. de O. (2019). A importância da extensão em universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 10(2), 71-78.
Leite, L. H. A. (1996). Pedagogia de Projetos: Intervenção no Presente. Presença Pedagógica, 2(8), 25-33.
Libâneo, J. C. (2001). Pedagogia e pedagogos: Inquietações e buscas. Educar, 17, 153-176.
Martins, F. F., & Müller-Palomar, M. T. (2018). Pedagogia de Projetos: Uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, 13, 26-44.
Ministério da Educação. (2022). Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: Estratégias e orientações. Brasília: MEC; SEESP. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf
Paula, E. M. A. T. de (2002). Crianças e professores em hospitais: Aprendizes especiais na diversidade dos contextos hospitalares. In Igualdade e diversidade na educação - Programas e resumos: painéis e pôsteres. Anais eletrônicos do XI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Goiânia, 11. Goiânia, GO: UFG. CD-ROM.
Paula, E. M. A. T. de (2015). Formação de professores para atuação na Pedagogia Hospitalar: Reflexões e perspectivas. In Anais do EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 12 (pp. 12855-12874). Curitiba: PUCPR.
Sandroni, G. A. (2008). Classe hospitalar: Um recurso a mais para a inclusão educacional de crianças e jovens. Cadernos da Pedagogia, 2(3), 1-12.
Silva, A. F., Cardoso. C. A., & Santos, M. A. dos. (2011). O trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar. Revista Brasileira de Educação e Cultura, 4, 1-11.
Copyright (c) 2023 Deolinda Armani Turci, Cíntia Aparecida dos Santos, Erica Renata de Jesus Aquino, Rosangela Rodrigues de Souza, Larissa Formiga Gonçalves Queiroz, Ernanni Marcolino Fragoso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).