Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19

Palavras-chave: Extensão Universitária, Afastamento Social, Formação De Professores, Hospitais Mineiros

Resumo

As atividades extensionistas possibilitam a aproximação da universidade com a comunidade externa, articulando teoria e prática, ensino e pesquisa. Durante pandemias que obrigam ao afastamento social, alguns projetos de extensão ficam comprometidos, porque dependem do contato entre as pessoas. O trabalho que apresentamos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão em Pedagogia Hospitalar em uma Faculdade de Educação de uma universidade pública mineira, durante os anos de 2020 e 2021, em situação pandêmica derivada do COVID-19 e consequente afastamento social. Utilizaram-se como referencial teórico estudos de autoras que debatem a temática da Pedagogia Hospitalar, entre elas Rejane Fontes, Ercília de Paula e Giuseppinna Sandroni. Metodologicamente, apresentamos aqui processos e procedimentos adotados na organização e no funcionamento do grupo de extensão no período. Os resultados demonstram que a proposta efetivada colaborou com o aprendizado das discentes envolvidas, contribuiu indiretamente com as crianças hospitalizadas e promoveu intervenções na comunidade externa, como previsto, seguindo metas e objetivos.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Afastamento Social; Formação De Professores; Hospitais Mineiros

 

An extension project in hospital pedagogy and the pandemic

Abstract:  Extension activities make it possible to bring the university closer to the external community, linking theory and practice, teaching, and research. During pandemics that force social distancing, some extension projects are compromised because they depend on contact between people. The aim of this paper is to report on the activities developed in an extension project in Hospital Pedagogy at a Faculty of Education of a public university in Minas Gerais during the years 2020 and 2021, in a pandemic situation resulting from COVID-19 and consequent social distancing. As a theoretical reference, we used authors who debate the theme of Hospital Pedagogy, such as Rejane Fontes, Ercília de Paula and Giuseppinna Sandroni. Methodologically, we present the processes and procedures adopted in the organization and operation of the extension group during the period. The results show that the proposal collaborated with the learning of the students involved, contributed indirectly to the hospitalized children, and promoted interventions in the external community, as planned, following goals and objectives.

Keywords: University extension; Social Withdrawal; Teacher Training; Hospitals in Minas Gerais

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Biografia do Autor

Deolinda Armani Turci, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora/Pesquisadora em conteúdos relacionados à Psicologia Escolar, Educacional e Educação Inclusiva na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG).

Cíntia Aparecida dos Santos, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Erica Renata de Jesus Aquino, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Rosangela Rodrigues de Souza, Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Larissa Formiga Gonçalves Queiroz, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ernanni Marcolino Fragoso, Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Discente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado
16-10-2023
Como Citar
TURCI, D.; DOS SANTOS, C.; AQUINO, E. R.; DE SOUZA, R.; QUEIROZ, L.; FRAGOSO, E. Um projeto de extensão em pedagogia hospitalar e o COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 3, p. 241-250, 16 out. 2023.
Seção
Artigos