A inclusão digital de pessoas idosas: Um estudo comparativo sobre autoeficácia e qualidade de vida em um programa de extensão universitária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/2303474.15.3-2

Keywords:

Information Technology, Aging, Gerontology

Abstract

A inclusão digital de pessoas idosas é um assunto emergente em um mundo cada vez mais envelhecido e tecnológico. Este estudo teve como objetivo comparar a percepção da Autoeficácia e Qualidade de Vida (QV) de idosas que concluíram, cursavam ou não cursavam um curso de informática em um programa de extensão universitária em uma Universidade Aberta para Terceira Idade. O estudo foi descritivo, comparativo, transversal com a participação de 99 idosas divididas em três grupos, que responderam aos questionários: sociodemográfico, Escala de Autoeficiência Geral Percebida, WHOQOL-Bref e WHOQOL-OLD. Após análise, as concluintes apresentaram médias mais altas na qualidade de vida geral (77,27±15,45), as cursantes obtiveram maiores médias na qualidade de vida específica da pessoa idosa (79,98±10,09) e na Autoeficácia (36,64±3,56), não sendo encontradas diferenças significativas na comparação das médias gerais. Na comparação de domínios da qualidade de vida foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos. Pode-se considerar que cursos de inclusão digital podem impactar positivamente a percepção de aspectos da Qualidade de Vida e Autoeficácia de idosas participantes de programas extensionistas.

Palavras-chave: Tecnologia da informação, Envelhecimento, Gerontologia

Digital inclusion of elderly individuals: A comparative study on self-efficacy and quality of life in a university extension program

Abstract: The digital inclusion of elderly individuals is an emerging issue in an increasingly aging and technological world. This study aimed to compare the perception of Self-Efficacy and Quality of Life (QoL) among older women who had completed, were currently attending, or were not attending a computer course in a university extension program at an Open University for the Third Age. The study was descriptive, comparative, and cross-sectional, involving 99 older women divided into three groups, who answered the sociodemographic questionnaire, Perceived General Self-Efficacy Scale, WHOQOL-Bref, and WHOQOL-OLD. After analysis, the completers showed higher overall quality of life scores (77.27±15.45), the attendees had higher scores in the specific quality of life for older people (79.98±10.09) and in Self-Efficacy (36.64±3.56), with no significant differences found in the comparison of overall means. Significant differences were found among the three groups when comparing quality of life domains. It can be considered that digital inclusion courses can positively impact the perception of aspects of Quality of Life and Self-Efficacy among elderly participants in extension programs.

Keywords: Information Technology, Aging, Gerontology

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Author Biographies

  • Luana Suemi Fujita, Universidade Federal do Paraná/Mestre

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano. 

  • Gerson Flores-Gomes, Universidade Federal do Paraná/Doutorando

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH). 

  • Ana Caroline de Paula, Universidade Federal do Paraná/Doutoranda

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pela UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH). 

  • Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Professor Colaborador

    Professor Colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano. 

  • Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná/Docente

    Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Doutor e Mestre em Educação Física pela UNICAMP. 

  • Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná/Docente

    Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II. Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano (GPEH). 

Published

11-10-2024

Issue

Section

Articles

How to Cite

FUJITA, Luana Suemi; FLORES-GOMES, Gerson; DE PAULA, Ana Caroline; GOMES, Fabio Ricardo Hilgenberg; OLIVEIRA, Valdomiro de; VAGETTI, Gislaine Cristina. A inclusão digital de pessoas idosas: Um estudo comparativo sobre autoeficácia e qualidade de vida em um programa de extensão universitária. Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária), Brasil, v. 15, n. 3, p. 255–266, 2024. DOI: 10.29327/2303474.15.3-2. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13749. Acesso em: 12 mar. 2025.