A inclusão digital de pessoas idosas: Um estudo comparativo sobre autoeficácia e qualidade de vida em um programa de extensão universitária
Resumo
A inclusão digital de pessoas idosas é um assunto emergente em um mundo cada vez mais envelhecido e tecnológico. Este estudo teve como objetivo comparar a percepção da Autoeficácia e Qualidade de Vida (QV) de idosas que concluíram, cursavam ou não cursavam um curso de informática em um programa de extensão universitária em uma Universidade Aberta para Terceira Idade. O estudo foi descritivo, comparativo, transversal com a participação de 99 idosas divididas em três grupos, que responderam aos questionários: sociodemográfico, Escala de Autoeficiência Geral Percebida, WHOQOL-Bref e WHOQOL-OLD. Após análise, as concluintes apresentaram médias mais altas na qualidade de vida geral (77,27±15,45), as cursantes obtiveram maiores médias na qualidade de vida específica da pessoa idosa (79,98±10,09) e na Autoeficácia (36,64±3,56), não sendo encontradas diferenças significativas na comparação das médias gerais. Na comparação de domínios da qualidade de vida foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos. Pode-se considerar que cursos de inclusão digital podem impactar positivamente a percepção de aspectos da Qualidade de Vida e Autoeficácia de idosas participantes de programas extensionistas.
Palavras-chave: Tecnologia da informação, Envelhecimento, Gerontologia
Digital inclusion of elderly individuals: A comparative study on self-efficacy and quality of life in a university extension program
Abstract: The digital inclusion of elderly individuals is an emerging issue in an increasingly aging and technological world. This study aimed to compare the perception of Self-Efficacy and Quality of Life (QoL) among older women who had completed, were currently attending, or were not attending a computer course in a university extension program at an Open University for the Third Age. The study was descriptive, comparative, and cross-sectional, involving 99 older women divided into three groups, who answered the sociodemographic questionnaire, Perceived General Self-Efficacy Scale, WHOQOL-Bref, and WHOQOL-OLD. After analysis, the completers showed higher overall quality of life scores (77.27±15.45), the attendees had higher scores in the specific quality of life for older people (79.98±10.09) and in Self-Efficacy (36.64±3.56), with no significant differences found in the comparison of overall means. Significant differences were found among the three groups when comparing quality of life domains. It can be considered that digital inclusion courses can positively impact the perception of aspects of Quality of Life and Self-Efficacy among elderly participants in extension programs.
Keywords: Information Technology, Aging, Gerontology
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