Mulheres e ciência: Desmistificando estereótipos com ações extensionistas

Authors

  • Grazielle de Oliveira Setti Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente Prudente,
  • Brenda Santana de Almeida Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Ana Letícia Fernandes Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Felipe Justiniano Pinto Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Liliane Cristina Battirola Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Marciana Pierina Uliana Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Caroline da Costa Silva Gonçalves Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Gustavo Bizarria Gibin Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.29327/2303474.15.3-5

Keywords:

Science Teaching, Nature of Science, Gender, Scientist

Abstract

Na Educação Básica brasileira existem muitas visões distorcidas sobre a natureza das Ciências e sobre o trabalho do cientista, ocasionando, entre outras coisas, uma grande dificuldade para que alunas meninas se enxerguem como futuras cientistas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi proporcionar contextos de reflexão sobre o papel dos cientistas e a atuação das mulheres em diferentes áreas científicas para estudantes dos cursos técnicos de Química e de Agropecuária de uma escola pública técnica estadual de Foz do Iguaçu – PR. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa com aspectos quantitativos, para compreender o ponto de vista dos sujeitos da pesquisa sobre questões relevantes da Educação. Um minicurso teórico-prático com tema “polímeros” foi ministrado aos alunos. Durante as atividades, foram discutidas a participação de mulheres nas Ciências, a Universidade e as possibilidades de ingresso. Foram utilizados questionamentos pré e pós teste para coleta de dados. Inicialmente, observou-se que Albert Einstein era o cientista mais conhecido entre os estudantes e que, inclusive, representava a figura de cientista que a maioria dos estudantes possuía. Ao final das atividades, os estudantes também citaram a física e química Maria Curie, a zootecnista Mary Temple Grandin, entre outras mulheres, o que demostrou que houve mudança nas visões apresentadas pelos estudantes sobre a participação das mulheres nas Ciências Exatas. Os resultados deste trabalho apontaram a necessidade de abordar no Ensino Médio e Técnico esse aspecto da natureza da ciência, sendo ela uma construção humana e que as mulheres já deram inúmeras contribuições nas áreas cientificas e acadêmicas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Natureza da Ciência; Gênero; Cientista

Women and Science: Demystifying stereotypes with outreach actions

Abstract: here are several distorted views about the nature of science and scientists' work, which results in difficulties in teaching science since the students do not see themselves as future scientists. Thus, the objective of this work was to provide reflective contexts on the role of scientists and the role of women in different scientific areas for students of courses in Agriculture and Livestock and Chemistry at a public school in Foz do Iguaçu, Paraná State, Brazil. In the work, exploratory research was carried out qualitatively, including quantitative aspects to understand the point of view of the research subjects on relevant issues in Education. A theoretical-practical short course on "polymers" was taught to the students. During the activities, topics such as the participation of women in science at the University and the possibilities for female students to enroll in any courses, including Exact Sciences and Engineering, were discussed. Pre and post-tests were used for data acquisition. Initially, it was noted that Albert Einstein was the best-known scientist among the students. Furthermore, he represented most students' mental model of a scientist. After the activities were developed, the students were able to mention women scientists such as the chemist and physicist Marie Curie and the zootechnician Mary Temple Grandin, among others, demonstrating that the view of women in science has changed. The results of this work pointed to the need to address this aspect of the nature of Science in Secondary and Technical Education, which is a human construction in which women have already made numerous contributions in the scientific and academic areas.

Keywords: Science Teaching; Nature of Science; Gender; Scientist

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Author Biographies

  • Grazielle de Oliveira Setti, Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente Prudente,

    Doutora em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Paulista “Julio de Mesquita Filho”(Unesp). Atuou como professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) entre 2018 e 2020 e atualmente desenvolve um projeto de pós-doutorado no Departamento de Física da FCT-Unesp (campus Presidente Prudente, SP).

  • Liliane Cristina Battirola, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá e, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Foi professora visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no curso de engenharia de materiais, entre 2018 e 2020 e atualmente é professora colaboradora no Centro de Engenharias e Ciências Exatas, no curso de química, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Toledo. Os interesses em pesquisa estão focados no desenvolvimento de materiais compósitos poliméricos e no entendimento da relação estrutura/propriedade destes materiais.

  • Marciana Pierina Uliana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Química Orgânica e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

  • Caroline da Costa Silva Gonçalves, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

    Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e mestre em química pela UNICAMP . É professora do magistério superior da área de química na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES-UNILA). Tem experiência na área de Química orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica e Biocatálise, tem interesse nos seguintes temas: biotecnologia, biocatálise, reaproveitamento e valorização de resíduos.

  • Gustavo Bizarria Gibin, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Presidente Prudente

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFSCar  e doutor em Ciências também pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFSCar. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Presidente Prudente

Published

04-11-2024

Issue

Section

Articles

How to Cite

SETTI, Grazielle de Oliveira; DE ALMEIDA, Brenda Santana; FERNANDES, Ana Letícia; PINTO, Felipe Justiniano; BATTIROLA, Liliane Cristina; ULIANA, Marciana Pierina; GONÇALVES, Caroline da Costa Silva; GIBIN, Gustavo Bizarria. Mulheres e ciência: Desmistificando estereótipos com ações extensionistas. Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária), Brasil, v. 15, n. 3, p. 293–304, 2024. DOI: 10.29327/2303474.15.3-5. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13591. Acesso em: 12 mar. 2025.