Mulheres e ciência: Desmistificando estereótipos com ações extensionistas
Resumo
Na Educação Básica brasileira existem muitas visões distorcidas sobre a natureza das Ciências e sobre o trabalho do cientista, ocasionando, entre outras coisas, uma grande dificuldade para que alunas meninas se enxerguem como futuras cientistas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi proporcionar contextos de reflexão sobre o papel dos cientistas e a atuação das mulheres em diferentes áreas científicas para estudantes dos cursos técnicos de Química e de Agropecuária de uma escola pública técnica estadual de Foz do Iguaçu – PR. Neste trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa com aspectos quantitativos, para compreender o ponto de vista dos sujeitos da pesquisa sobre questões relevantes da Educação. Um minicurso teórico-prático com tema “polímeros” foi ministrado aos alunos. Durante as atividades, foram discutidas a participação de mulheres nas Ciências, a Universidade e as possibilidades de ingresso. Foram utilizados questionamentos pré e pós teste para coleta de dados. Inicialmente, observou-se que Albert Einstein era o cientista mais conhecido entre os estudantes e que, inclusive, representava a figura de cientista que a maioria dos estudantes possuía. Ao final das atividades, os estudantes também citaram a física e química Maria Curie, a zootecnista Mary Temple Grandin, entre outras mulheres, o que demostrou que houve mudança nas visões apresentadas pelos estudantes sobre a participação das mulheres nas Ciências Exatas. Os resultados deste trabalho apontaram a necessidade de abordar no Ensino Médio e Técnico esse aspecto da natureza da ciência, sendo ela uma construção humana e que as mulheres já deram inúmeras contribuições nas áreas cientificas e acadêmicas.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Natureza da Ciência; Gênero; Cientista
Women and Science: Demystifying stereotypes with outreach actions
Abstract: here are several distorted views about the nature of science and scientists' work, which results in difficulties in teaching science since the students do not see themselves as future scientists. Thus, the objective of this work was to provide reflective contexts on the role of scientists and the role of women in different scientific areas for students of courses in Agriculture and Livestock and Chemistry at a public school in Foz do Iguaçu, Paraná State, Brazil. In the work, exploratory research was carried out qualitatively, including quantitative aspects to understand the point of view of the research subjects on relevant issues in Education. A theoretical-practical short course on "polymers" was taught to the students. During the activities, topics such as the participation of women in science at the University and the possibilities for female students to enroll in any courses, including Exact Sciences and Engineering, were discussed. Pre and post-tests were used for data acquisition. Initially, it was noted that Albert Einstein was the best-known scientist among the students. Furthermore, he represented most students' mental model of a scientist. After the activities were developed, the students were able to mention women scientists such as the chemist and physicist Marie Curie and the zootechnician Mary Temple Grandin, among others, demonstrating that the view of women in science has changed. The results of this work pointed to the need to address this aspect of the nature of Science in Secondary and Technical Education, which is a human construction in which women have already made numerous contributions in the scientific and academic areas.
Keywords: Science Teaching; Nature of Science; Gender; Scientist
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