IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

  • Bruno Neves da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Thaís Gonçalves de Souza
  • Jéssica Keylly da Silva Vieira
  • Millena Zaíra Cartaxo da Silva
  • Valcleberson Elias Farias
  • Luiz Henrique da Silva
  • José Augusto de Sousa Rodrigues
  • Laryssa Lins de Araújo
  • Luciana Moura de Assis
Palavras-chave: Extensão Universitária, Saúde da Comunidade, Ensino de Ciências

Resumo

Resumo: Dialogar acerca de temas em imunologia com a sociedade representa uma oportunidade ímpar de sensibilização acerca de formas de intervir na situação de saúde, visto que esta ciência é um campo essencial para a saúde pública. Objetivou-se com este trabalho relatar as ações educativas desenvolvidas pelo projeto de extensão intitulado “Imunologia em ação: utilizando a educação para promover saúde nas escolas”. As atividades foram realizadas de maio a dezembro de 2017, em oito escolas de ensino fundamental das zonas urbana e rural do município de Cajazeiras – PB, destacando ações voltadas à construção de conhecimentos relacionados à imunologia, discutindo, sobretudo: o sistema imunológico, sua composição, funções e importância para o organismo humano; ações de vacinação e sua importância para a prevenção de doenças, bem como a atuação do sistema imunológico nas imunizações ativa e passiva; o aleitamento materno e os benefícios proporcionados por este à saúde e ao bem-estar do binômio mãe-filho; a classificação sanguínea e sua relação para com a imunologia, dando ênfase aos requisitos e procedimentos para doação de sangue. O desenvolvimento das ações se deu por meio de palestras, rodas de conversas, aplicação de jogo de tabuleiro, teatralização e exposição de lâminas em microscópios, buscando realizar uma associação teórico-prática. O desenvolvimento do projeto de extensão permitiu alcançar o empoderamento da comunidade escolar das zonas urbana e rural, de forma a promover a saúde desse público, constatando a importância de se realizar ações de educação em saúde para a promoção da saúde da comunidade escolar.

Palavras-chave: Extensão Universitária, Saúde Da Comunidade, Ensino De Ciências

 

Immunology in schools: experiences of an extension project

Abstract: Dialoguing with society on issues in immunology represents a unique opportunity to raise awareness about ways of intervening in the health situation since this science is a field of essential importance for public health. This work aimed to report educational actions developed by the extension project titled: “Imunologia em ação: utilizando a educação para promover saúde nas escolas” (Immunology in action: using education to promote health in schools). The activities were carried out from May to December of 2017, in eight elementary schools in the urban and rural areas of Cajazeiras city – PB. These activities instigated construction of knowledge related to immunology, discussing primarily about: immune system, its composition, functions and importance to human organism; vaccination actions and their importance for preventing diseases, as well as the immune system's performance in active and passive immunizations; breastfeeding and the benefits it provides to both mother and child’s health and well-being; blood typing and its relation to immunology, with emphasis on requirements and procedures for blood donation. The actions of the project were developed by conducting lectures, rounds of conversation, use of board game, theatricalization and exposure of slides in microscopes, seeking to make a theoretical-practical association. The development of this extension project allowed to reach empowerment of school communities in urban and rural areas, in order to stimulate health of this public, noting the importance of carrying out health education actions to promote the health of the school communities.

Keywords: University Extension, Community Health, Science Teaching

 

Inmunología en las escuelas: experiencias de un proyecto de extensión

Resumen: Dialogar acerca de los temas en inmunología con la sociedad representa una oportunidad única de sensibilización sobre formas de intervenir en la situación de salud, ya que esta ciencia es un campo esencial para la salud pública. Se objetivó con este trabajo relatar las acciones educativas desarrolladas por el proyecto de extensión intitulado "Inmunología en acción: utilizando la educación para promover salud en las escuelas". Las actividades se realizaron de mayo a diciembre de 2017, en ocho escuelas de la primaria de las zonas urbanas y rurales de la ciudad Cajazeiras - PB, se destacando acciones dirigidas a la construcción de conocimientos relacionados a la inmunología, discutiendo, sobre todo: el sistema inmunológico, su composición funciones e importancia para el organismo humano; acciones de vacunación y su importancia para la prevención de enfermedades, así como la actuación del sistema inmunológico en las inmunizaciones activa y pasiva; la lactancia materna y los beneficios proporcionados por éste a la salud y el bienestar del binomio madre-hijo; la clasificación sanguínea y su relación con la inmunología, haciendo énfasis en los requisitos y procedimientos para la donación de sangre. El desarrollo de las acciones se dio por medio de charlas, ruedas de conversaciones, aplicación de juego de tablero, teatralización y exposición de láminas en microscopios, buscando realizar una asociación entre la teoría y la práctica. El proyecto de extensión permitió alcanzar el empoderamiento de la comunidad escolar de las zonas urbana y rural, para la promoción de la salud de ese público, constatando la importancia de realizar acciones de educación en salud para la promoción de la salud de la comunidad escolar.

Palabras-clave: Extensión Universitaria, Salud de la Comunidad, Enseñanza de Ciencias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. 2. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2007.

ALMEIDA, M. E. F.; SANTOS, V. S. Ensino de Imunologia pela incorporação do conhecimento pelo teatro e a música. Revista de Ensino de Bioquímica. v. 13, n. 3, p. 06-20, 2015.

ANDRADE, V. A. et al. A Imunologia no segundo segmento do Ensino Fundamental Brasileiro. Ciências & Cognição. v. 20, n. 1, p. 142-154, 2015.

ANDRADE, V. A.; ARAÚJO-JORGE, T. C.; COUTINHO-SILVA, R. Concepções discentes sobre imunologia e sistema imune humano. Investigações em Ensino de Ciências. v. 21, n. 3, p. 01-22, 2016.

BARRETO, C. M. B.; TEIXEIRA, G. A. P. B. Concepções prévias de universitários sobre o sistema imunológico. RBECT. v. 6, n. 1, p. 01-18, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde : PNaPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

COELHO, M. M. F. et al. Educação em saúde com adolescentes: compartilhando vivências e reflexões. Ciência, Cuidado e Saúde v. 11, n. 2, p. 390-395, 2012.

LIBERATO, S. M. D. et al. Perfil dos doadores de sangue do hemocentro público de Natal/RN. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. v. 5, n. 1, p. 3523-3530, 2013.

PEREIRA, A. K. et al. Cobertura vacinal dos adolescentes da área de abrangência do centro de saúde cachoeirinha na região nordeste de Belo Horizonte – MG. Revista Médica de Minas Gerais, v. 23, n. 3, p. 284-289, 2013.

PEREIRA, F. L.; TIBURZIO, V. L. B. Alergia e prevenção na escola: formação docente e atividades lúdicas no ensino fundamental. Revista Iniciação & Formação Docente. v. 1, n. 1, p. 01-17, 2014.

PEREIRA, J. R. et al. Doar ou não doar, eis a questão: uma análise dos fatores críticos da doação de sangue. Ciência & Saúde Coletiva. v. 21, n. 8, p. 2475-2484, 2016.

PINTO, A. C. S. et al. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista de Enfermagem da UFPE Online. v. 11, n. 2, p. 634-644, fev., 2017.

SILVA, I. K. O.; MORAIS, M. J. O. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. HOLOS. v. 5, p. 153-164, 2011.

TOLEDO, K. A. et al. O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio. Inter-Ação, v. 41, n. 3, p. 565-584, 2016.
Publicado
30-08-2018
Como Citar
SILVA, B.; SOUZA, T.; VIEIRA, J.; SILVA, M.; FARIAS, V.; SILVA, L.; RODRIGUES, J.; ARAÚJO, L.; ASSIS, L. IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: EXPERIÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 2, p. 93-98, 30 ago. 2018.
Seção
Artigos