NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS SOBRE AS INFÂNCIAS E SEUS LUGARES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
Quando nos propomos a pesquisar a vida do professor, desenvolvemos uma escuta sensível de sua história, de seus saberes e os caminhos construídos no decorrer de sua formação docente. Foi por meio disto que desenvolvemos uma proposta de pesquisa-formação com três professoras de Educação Infantil, egressas do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS, com o intuito de nos aproximarmos de seus imaginários e narrativas (auto)biográficas sobre o lugar da infância na formação docente. Utilizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa no processo de formação/autoformação que se baseia em referenciais teórico-metodológicos que viabilizam a discussão acerca da memória, história de vida e narrativas (auto)biográficas construídas em duas “experiências formadoras” intituladas “Baú de memória: lembranças da formação” e “Álbum de infâncias”. Cada professora trouxe objetos pessoais guardados em seus “baús formativos” e narraram os sentidos e os significados em relação à infância na formação inicial e na experiência profissional, a partir de suas “recordações-referências”. Na atualidade, os estudos sobre a infância transitam por diferentes áreas do conhecimento; conhecer o que os profissionais da Pedagogia compreendem sobre a infância é relevante para problematizar outras discussões no âmbito da educação. Assim, Christine Josso foi um dos aportes teóricos que nos permitiu vivenciar e repensar sobre as infâncias vividas, proporcionadas, (re)construídas com as crianças e nos debates em espaços acadêmicos e de formação. Isso fez com que pudéssemos refletir sobre o lugar que cada uma vem dando à infância em sua formação docente.
Copyright (c) 2019 Silvania Regina Pellenz Irgang, Valeska Fortes de Oliveira
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