Prorrogado o prazo para submissões ao dossiê temático “Representações Literárias e Audiovisuais do Território"

Imagem: Julika Mejía

A nova data para submissões ao dossiê  é 20/03/2024.

Sobre o Dossiê:

Em suas especificidades, criativas e práticas, ciência e arte são construções humanas que possibilitam às pessoas interagirem com o mundo, representá-lo, senti-lo. O encontro entre elas, marcado por contradições e potências, pressupõe aproximações teoricamente fundamentadas, reflexões a respeito das possibilidades e limites inerentes a esse encontro. Identificar referências, compreender estratégias metodológicas e compartilhar práticas são ações fundamentais a todos que se dedicam ao tema.

Nesse contexto, o presente dossiê busca acolher textos que possam colocar a temática em análise. Em especial, buscamos reflexões que possam contribuir com os seguintes questionamentos: De que modo a literatura e as representações audiovisuais podem estar presentes e contribuírem com as investigações e reflexões acadêmicas das Ciências Humanas? De que modo podemos pensar e representar o território a partir dessas linguagens? O que a arte pode nos contar a respeito do território e suas relações sociais? Como arte está presente nos mais diferentes contextos e escalas da vida?

Desse modo, sob diferentes perspectivas e abordagens, é objetivo do dossiê temático reunir textos acadêmicos que tematizem o território a partir das suas relações com a arte, em especial, com as linguagens literárias e audiovisuais. Acolheremos resultados de reflexões teóricas, de proposições metodológicas ou resultados de investigação de qualquer natureza e área de conhecimento. Partimos da perspectiva de que a literatura e as representações audiovisuais são formas de expressão artística que podem dialogar interdisciplinarmente com as Ciências Humanas em diversos aspectos.

 

Organizadores:

Dr. Éverton de Moraes Kozenieski (UFFS)

Dr. Fernando Rossetto Gallego Campos (IFSC e UFFS)

Drª. Fátima Velez de Castro (Universidade de Coimbra)

 

Prazo para submissões: 20/03/2024