O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos deverão ser submetidos por esta plataforma (botão "Fazer uma submissão", ao lado). Para a publicação, é preciso a adequação às seguintes diretrizes:"

 LINHA EDITORIAL E POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO:

a) a revista publica trabalhos de diversos campos das humanidades que se caracterizam por abordagens complexas e interdisciplinares e que estejam escritos em português brasileiro;

b) os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista ou a outra forma de publicação;

c) os trabalhos submetidos à revista devem ser escritos nos seguintes gêneros do discurso: artigo – inédito, resultado de pesquisa empírica e/ou de um estudo teórico de um determinado tema/problema; ensaio – análise e discussão de um tema atual dentro de um determinado campo do saber; retrospectiva– síntese histórico-crítica acerca do estado de um determinado campo do saber ou de um quadro teórico, que exceda teoricamente a revisão da literatura; resenha – apresentação e análise crítica de livros científicos recém lançados (até 2 anos);

d) os textos, incluindo referências e anexos, devem ter a seguinte extensão: artigo, ensaio e retrospectiva – no mínimo, 5 mil palavras e, no máximo, 10 mil palavras; resenha – no mínimo, mil palavras e, no máximo, 3 mil palavras.

 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os originais recebidos, que devem se enquadrar na linha editorial e na política de seções da revista, serão selecionados e avaliados por dois pareceristas do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. O processo de avaliação poderá ter os seguintes resultados: aceito na íntegra, sem restrições; aceito na íntegra, com algumas restrições; e rejeitado. No caso de um parecer favorável e outro não – e que sejam obviamente discordantes – , o trabalho será enviado a um terceiro parecerista. Quando houver necessidade de alterações referentes a linguístico-textuais, com vistas à manutenção da qualidade da publicação, a Revista dar-se-á o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pelo Corpo Editorial. Gavagai – Revista Interdisciplinar de Humanidades não se responsabiliza por opiniões emitidas nos textos publicados, que são de responsabilidade de seus autores.

AUTORIA:

a) os trabalhos poderão ter, no máximo, 3 autores;

b) os autores deverão ter, no mínimo, título de mestre ou estar cursando o mestrado;

c) autores graduandos ou com graduação concluída podem publicar no sistema de coautoria, desde que um dos autores do trabalho preencha o critério b.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 APRESENTAÇÃO DO TEXTO:

Os artigos devem ser redigidos conforme as orientações da NBR 6022/2003, Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. A ordem dos elementos é a seguinte:

 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

a) título do texto em português, caixa alta, centralizado e negritado;

b) nome(s) do(s) autor(es) alinhado à margem direita, com nota de rodapé identificadora (filiação institucional e email de contato);

c) resumo contendo entre 100 e 250 palavras, elaborado em português, conforme a NBR 6028/2003, que sugere a explicitação dos seguintes itens: tema, objetivo(s), orientação teórica e conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos etc.) e os principais resultados;

d) palavras-chave (de 3 a 5), redigidas em português, separadas entre si por ponto.

 ELEMENTOS TEXTUAIS:

a) corpo do texto, incluindo introdução e considerações finais;

b) os elementos textuais devem ser separados por seções, numeradas de acordo com a NBR 6024/2003, conforme exemplificado abaixo:

1 TÍTULO DA SEÇÃO PRIMÁRIA

1.1 TÍTULO DA SEÇÃO SECUNDÁRIA

1.1.1 Título da seção terciária

1.1.1.1 Título da seção quaternária

1.1.1.1.1 Título da seção quinária

c) as notas explicativas devem aparecer em rodapé de página, e não ao final do documento.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

a) referências, elaboradas de acordo com a norma NBR6023/2002;

b) anexos e apêndices;

c) título do texto em inglês e espanhol, centralizado, negritado e em letras maiúsculas; os resumos não devem ser traduzidos por programas de tradução automáticos;

d) resumo em inglês  e espanhol, contendo entre 100 e 250 palavras, conforme a NBR 6028/2003 – esse resumo deve ser a versão do resumo colocado no início do texto;

e) palavras-chave (de 3 a 5), redigidas em inglês e espanhol, separadas entre si por ponto e vírgula, sendo a última palavra seguida de ponto.

As resenhas, por sua vez, deverão apresentar:

a) referência completa da obra resenhada;

b) título da resenha;

c) nome do autor (resenhado por Fulano de TAL), seguido de nota de rodapé que contenha a instituição e o email;

d)  resenha da obra;

e) referências (quando houver).