A TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.15089Palavras-chave:
Pesquisa bibliográfica, metodologia PRISMA, tendências teóricas e metodológicasResumo
A trigonometria é uma temática que merece estudos na formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar abordagens teóricas e metodológicas em pesquisas sobre os conceitos trigonométricos na formação inicial de professores de matemática. É uma pesquisa bibliográfica que se utilizou da metodologia PRISMA, com base na seleção de 12 artigos que abordam a importância de explorar os conceitos trigonométricos durante a formação inicial de futuros professores de matemática. As abordagens teóricas Pensamento do professor e Mediação tecnológica se destacaram, e as abordagens metodológicas Modelagem teórica e Pesquisa cooperativa se sobressaíram considerando os artigos selecionados. Os resultados indicam a necessidade de a formação inicial de professores ser pautada por aspectos da modelagem matemática, das tecnologias educacionais e dos recursos didático-pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josevaldo de Almeida Lago, Vinícius Pazuch

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



