A TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.15089

Palabras clave:

Pesquisa bibliográfica, metodologia PRISMA, tendências teóricas e metodológicas

Resumen

A trigonometria é uma temática que merece estudos na formação inicial de professores de matemática. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar abordagens teóricas e metodológicas em pesquisas sobre os conceitos trigonométricos na formação inicial de professores de matemática. É uma pesquisa bibliográfica que se utilizou da metodologia PRISMA, com base na seleção de 12 artigos que abordam a importância de explorar os conceitos trigonométricos durante a formação inicial de futuros professores de matemática. As abordagens teóricas Pensamento do professor e Mediação tecnológica se destacaram, e as abordagens metodológicas Modelagem teórica e Pesquisa cooperativa se sobressaíram considerando os artigos selecionados. Os resultados indicam a necessidade de a formação inicial de professores ser pautada por aspectos da  modelagem matemática, das tecnologias educacionais e dos recursos didático-pedagógicos.

Biografía del autor/a

  • Josevaldo de Almeida Lago, Universidade Federal do ABC

    Mestrando em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC. Licenciando em Matemática. Bacharel em Ciência e Tecnologia.

  • Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Centro de Matemática, Cognição e Computação da Universidade Federal do ABC.

Publicado

16-07-2025

Cómo citar

LAGO, Josevaldo de Almeida; PAZUCH, Vinícius. A TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 7, n. 1, p. 77–103, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2025v7n1.15089. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/15089. Acesso em: 6 dec. 2025.