FRAÇÕES E SUAS INTERPRETAÇÕES

DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE MEDIDA

Autores/as

  • Margaret Charnei UNESPAR
  • Maria Ivete Basniak UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n2.13178

Palabras clave:

Educação Matemática, Barras Cuisenaire, Perspectiva de Medição

Resumen

Este trabalho teórico discute aspectos referentes às diferentes interpretações de fração, sobretudo a interpretação de fração como medida. Ao menos cinco interpretações devem ser consideradas nas discussões quanto ao ensino de frações: medida, parte-todo, quociente, razão e operador. No entanto, não é oportunizada, aos estudantes brasileiros e de muitos países, a instrução de frações com os diversos significados, ficando restrita, principalmente na introdução das frações, somente ao significado parte-todo, o qual não tem sido eficaz. Contudo, pesquisas têm apontado resultados favoráveis ao ensino de frações na perspectiva da medição.  Nesse contexto, são discutidas pesquisas relacionadas à perspectiva da medição baseadas na noção de partição de uma quantidade e na noção de fração na perspectiva de medição, na qual uma fração é uma comparação multiplicativa entre duas quantidades do mesmo tipo, medidas pela mesma unidade, apresentada por Powell (2019b). Esta perspectiva coincide com a gênese histórica das frações, que emergem da necessidade de medir quantidades contínuas. A conclusão é que a introdução de frações deve ser realizada pelo significado medida, inicialmente como uma relação de comparação multiplicativa entre quantidades e posteriormente como ponto na reta numérica.

Publicado

28-01-2023

Cómo citar

CHARNEI, Margaret; BASNIAK, Maria Ivete. FRAÇÕES E SUAS INTERPRETAÇÕES: DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE MEDIDA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 2, p. 133–154, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n2.13178. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13178. Acesso em: 9 mar. 2025.