FRAÇÕES E SUAS INTERPRETAÇÕES
DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE MEDIDA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n2.13178Palavras-chave:
Educação Matemática, Barras Cuisenaire, Perspectiva de MediçãoResumo
Este trabalho teórico discute aspectos referentes às diferentes interpretações de fração, sobretudo a interpretação de fração como medida. Ao menos cinco interpretações devem ser consideradas nas discussões quanto ao ensino de frações: medida, parte-todo, quociente, razão e operador. No entanto, não é oportunizada, aos estudantes brasileiros e de muitos países, a instrução de frações com os diversos significados, ficando restrita, principalmente na introdução das frações, somente ao significado parte-todo, o qual não tem sido eficaz. Contudo, pesquisas têm apontado resultados favoráveis ao ensino de frações na perspectiva da medição. Nesse contexto, são discutidas pesquisas relacionadas à perspectiva da medição baseadas na noção de partição de uma quantidade e na noção de fração na perspectiva de medição, na qual uma fração é uma comparação multiplicativa entre duas quantidades do mesmo tipo, medidas pela mesma unidade, apresentada por Powell (2019b). Esta perspectiva coincide com a gênese histórica das frações, que emergem da necessidade de medir quantidades contínuas. A conclusão é que a introdução de frações deve ser realizada pelo significado medida, inicialmente como uma relação de comparação multiplicativa entre quantidades e posteriormente como ponto na reta numérica.