ENSINO DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Marcelo Morello Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-7957-0019
  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14948

Palavras-chave:

Sólidos geométricos, Ensino de geometria espacial, Volume.

Resumo

O presente artigo consiste em uma Revisão Sistemática de Literatura visando a discutir pesquisas nacionais e internacionais, publicadas no período de 1998 a 2024, que apresentem e discutam estratégias de ensino de volume de sólidos geométricos no Ensino Básico. Para contemplar o objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico com base em dissertações, teses e artigos, dos quais 12 atenderam aos critérios protocolares da pesquisa. Os resultados evidenciaram as seguintes estratégias: uso de software Geogebra; ensino por meio de Resolução de Problemas; ensino por atividades e emprego de materiais manipulativos.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação Matemática pela UNICAMP: Instituto Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Ciências e Educação Matemática, alicevfs@gmail.com e https://orcid.org/0000-0003-2038-813X

     

     

Downloads

Publicado

15-03-2025

Como Citar

MORELLO, Marcelo; VEIGA FERREIRA DE SOUZA, Maria Alice. ENSINO DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 2, p. 234–252, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n2.14948. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14948. Acesso em: 1 abr. 2025.