A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14790

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Matemática Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Matemática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aplicam os conhecimentos de Matemática Financeira, na perspectiva da Resolução de Problemas. O estudo foi realizado durante a primeira etapa do Estágio Supervisionado do Ensino Médio em uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, localizada em uma escola do sudoeste do Paraná. O presente estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de observação participante e aplicação de questionários. Os dados da pesquisa mostram que, de maneira geral, os estudantes conseguiram resolver as situações propostas, o que possibilitou pensar produtivamente, desenvolver o raciocínio lógico e se envolver com as aplicações matemáticas. Destaca-se que a Matemática Financeira ofereceu uma oportunidade para engajar os alunos, fornecendo-lhes uma compreensão prática e significativa dos conceitos matemáticos. Por fim, observou-se que as atividades contribuíram para o aprimoramento do ensino de Matemática, capacitando os alunos a desenvolver habilidades matemáticas essenciais e promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos conceitos da Matemática Financeira.

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Publicado

08-02-2025

Como Citar

RUBINI, Ariani Adrielli Andreta; LOVIS, Karla Aparecida. A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 6, n. 2, p. 193–211, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2024v6n2.14790. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/14790. Acesso em: 1 abr. 2025.