A MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2024v6n2.14790Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Matemática Financeira, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de MatemáticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aplicam os conhecimentos de Matemática Financeira, na perspectiva da Resolução de Problemas. O estudo foi realizado durante a primeira etapa do Estágio Supervisionado do Ensino Médio em uma turma da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, localizada em uma escola do sudoeste do Paraná. O presente estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de observação participante e aplicação de questionários. Os dados da pesquisa mostram que, de maneira geral, os estudantes conseguiram resolver as situações propostas, o que possibilitou pensar produtivamente, desenvolver o raciocínio lógico e se envolver com as aplicações matemáticas. Destaca-se que a Matemática Financeira ofereceu uma oportunidade para engajar os alunos, fornecendo-lhes uma compreensão prática e significativa dos conceitos matemáticos. Por fim, observou-se que as atividades contribuíram para o aprimoramento do ensino de Matemática, capacitando os alunos a desenvolver habilidades matemáticas essenciais e promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos conceitos da Matemática Financeira.