CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS COM MODOS SEMIÓTICOS EM CARTOONS MATEMÁTICOS

Palavras-chave: Multimodalidade, Sistema S-H-C-M, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo será apresentado um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que propôs compreender o significado que os diferentes modos semióticos utilizados, na produção de Cartoons matemáticos, geram em coletivos de atores humanos e não humanos participantes do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Usou-se uma metodologia qualitativa, sendo que os procedimentos e instrumentos de produção de dados foram a seleção dos vídeos do tipo Cartoons finalistas do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática da categoria Ensino Superior (ES) e as entrevistas com os produtores dos vídeos que aconteceram, de maneira on-line, pelo Google Meet e Whatsapp. A análise ocorreu com base nos quesitos do Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias (S-H-C-M), segundo princípio da Teoria da Atividade a Multivocalidade e sobre a lente da Semiótica Social (SS), considerando a abordagem multimodal. Os resultados indicaram que, no contexto dos Cartoons matemáticos, os modos semióticos são utilizados para compartilhar conceitos matemáticos de uma forma descomplicada. Para estudantes, os significados podem estar relacionados à linguagem acessível, engajamento, compreensão de conceitos complexos, contextualização e personalização. Para os professores, os modos semióticos utilizados nesses vídeos podem ajudar a apresentar os conceitos de maneira mais envolvente e atraente.

Publicado
19-06-2024
Como Citar
BINI, I.; SOUTO, D. CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS COM MODOS SEMIÓTICOS EM CARTOONS MATEMÁTICOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 6, n. 1, p. 57-76, 19 jun. 2024.