TECNOLOGIAS NAS METODOLOGIAS DOCENTES PARA ALUNOS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2023v5n1.13405

Palavras-chave:

Tecnologias na Educação Especial, Práticas Docentes, Recursos Tecnológicos, Discalculia

Resumo

Este artigo tem como objetivo pesquisar, analisar e refletir sobre o uso das tecnologias nas práticas docentes dos professores que ensinam matemática para alunos com discalculia. A tecnologia na educação é uma forte aliada no processo de construção do conhecimento. Para os alunos ela é um método inovador e divertido para aprender. A matemática está presente em quase todas as nossas atividades diárias, todavia, há aqueles estudantes que a encaram como um empecilho em suas vidas escolares. Índices mostram o baixo desempenho em matemática causado por vários fatores, dentre eles as dificuldades de aprendizagem como distúrbios e transtornos específicos. Nesse contexto têm-se a discalculia que é um transtorno específico da aprendizagem, o qual não tem cura, mas pode ser amenizado com intervenções bem planejadas e aplicadas afim de desenvolver certas habilidades matemáticas e reabilitar aquelas mais afetadas. Elaborando uma pesquisa bibliográfica sobre o que se tem pesquisado a respeito do uso de recursos tecnológicos para auxiliar o ensino da matemática para alunos com discalculia, percebe-se a carência de pesquisas sobre essa temática o que gerou a seguinte problemática: Os professores utilizam os meios tecnológicos para assistir alunos com discalculia? Estudos comprovam que o uso de recursos tecnológicos como jogos, certos sites e aplicativos e atividades lúdicas trazem resultados significativos para o ensino da matemática aos alunos com este transtorno. Mas para que as tecnologias venham a fazer parte do âmbito educacional, existem muitos fatores que devem ser levados em conta, empecilhos que dificultam a empregabilidade da modernização nas instituições de ensino.

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Publicado

25-09-2023

Como Citar

WOLF, Aramis. TECNOLOGIAS NAS METODOLOGIAS DOCENTES PARA ALUNOS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 5, n. 1, p. 76–88, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2023v5n1.13405. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13405. Acesso em: 10 mar. 2025.