TECNOLOGIAS NAS METODOLOGIAS DOCENTES PARA ALUNOS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: Tecnologias na Educação Especial, Práticas Docentes, Recursos Tecnológicos, Discalculia

Resumo

Este artigo tem como objetivo pesquisar, analisar e refletir sobre o uso das tecnologias nas práticas docentes dos professores que ensinam matemática para alunos com discalculia. A tecnologia na educação é uma forte aliada no processo de construção do conhecimento. Para os alunos ela é um método inovador e divertido para aprender. A matemática está presente em quase todas as nossas atividades diárias, todavia, há aqueles estudantes que a encaram como um empecilho em suas vidas escolares. Índices mostram o baixo desempenho em matemática causado por vários fatores, dentre eles as dificuldades de aprendizagem como distúrbios e transtornos específicos. Nesse contexto têm-se a discalculia que é um transtorno específico da aprendizagem, o qual não tem cura, mas pode ser amenizado com intervenções bem planejadas e aplicadas afim de desenvolver certas habilidades matemáticas e reabilitar aquelas mais afetadas. Elaborando uma pesquisa bibliográfica sobre o que se tem pesquisado a respeito do uso de recursos tecnológicos para auxiliar o ensino da matemática para alunos com discalculia, percebe-se a carência de pesquisas sobre essa temática o que gerou a seguinte problemática: Os professores utilizam os meios tecnológicos para assistir alunos com discalculia? Estudos comprovam que o uso de recursos tecnológicos como jogos, certos sites e aplicativos e atividades lúdicas trazem resultados significativos para o ensino da matemática aos alunos com este transtorno. Mas para que as tecnologias venham a fazer parte do âmbito educacional, existem muitos fatores que devem ser levados em conta, empecilhos que dificultam a empregabilidade da modernização nas instituições de ensino.

Publicado
25-09-2023
Como Citar
WOLF, A. TECNOLOGIAS NAS METODOLOGIAS DOCENTES PARA ALUNOS COM DISCALCULIA DO DESENVOLVIMENTO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 76 - 88, 25 set. 2023.