A MATEMÁTICA PRESENTE NO FUTEBOL BRASILEIRO

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2022v4n2.13134

Palavras-chave:

Educação Matemática, história do futebol, espaço formal, espaço não formal, espaço informal

Resumo

Este artigo aborda concepções sobre a educação formal, não formal e informal, além de dialogar acerca da história do futebol no Brasil, as questões sociais envolvidas e a presença da matemática para o entendimento desse esporte. O objetivo deste estudo foi propor uma sequência didática a partir do resgate da história do esporte, assim como dos espaços não formais para a percepção da ciência pelos alunos da Educação Básica, a fim de estabelecer relações práticas sobre o futebol e os conhecimentos matemáticos pertinentes, de forma mais contextualizada e mais reflexiva sobre a realidade. A justificativa desse trabalho se dá através da inquietação acerca da memorização de regras matemáticas por parte dos estudantes, tendo como base o paradigma do exercício (SKOVSMOSE, 2000). A questão colocada é: contextualizar o ensino de números inteiros, números proporcionais e estatística fará com que os alunos percebam mais significado nos conteúdo matemáticos? Espera-se que, com as atividades propostas, o ensino de matemática seja mais significativo e contextualizado para os alunos e, para além de conceitos matemáticos, seja refletido também sobre questões sociais e políticas, objetivando formar cidadãos críticos e sem preconceito de qualquer origem.

Downloads

Publicado

27-01-2023

Como Citar

SORIANO, Mariana da Silva; VIANNA, Márcio de Albuquerque. A MATEMÁTICA PRESENTE NO FUTEBOL BRASILEIRO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 4, n. 2, p. 113–132, 2023. DOI: 10.36661/2596-318X.2022v4n2.13134. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/13134. Acesso em: 9 mar. 2025.