ROMPENDO BARREIRAS: DESAFIOS DE PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO

Palavras-chave: Web Currículo, Graducação em Matemática, TPACK, Enculturação Matemática

Resumo

Partimos do pressuposto que as universidades sediadas no Mato Grosso do Sul (MS), devem contemplar as singularidades do contexto em seu currículo e, em particular, nele contemplar também a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Com a pluralidade geográfica e cultural do MS, o objetivo foi investigar, no processo de formação inicial, os desafios enfrentados pelos professores atuantes nas Licenciaturas em Matemática de Universidades Públicas do Estado, na integração das TDIC ao currículo e, em última análise, ao ensino. Para tal intento, entrevistamos docentes de três regiões distintas do Estado: Norte, Centro-sul e Sudeste e analisamos os dados sobre o prisma da análise do conteúdo de Bardin. As barreiras a serem rompida, para integrar as tecnologias digitais nas Licenciaturas em Matemática, envolvem mudança de uma cultura que se perpetua por anos, da formação de professores sem o uso educativo TDIC, visto que os professores-formadores as usam, mas nem sempre em suas aulas. Mudar uma cultura, qualquer que seja, é um caminho árduo e lento, as tecnologias digitais, quando integradas, devem ser compreendidas como aliadas no processo de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Nielce Meneguelo Lobo da Costa, UNIAN

Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós doutorado em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologia Educativa. Mestre em Ensino da Matemática e Graduada em Matemática e Pedagogia. Professora do Programas de Pós-graduação em Educação Matemática e Coordenadora do Programa de Ensino de Ciências e Saúde da Universidade Anhanguera de São Paulo (Brasil). Temas de pesquisa: Formação de professores e Educação Tecnológica.

Publicado
23-12-2021
Como Citar
NONATO, K.; LOBO DA COSTA, N. ROMPENDO BARREIRAS: DESAFIOS DE PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 194 - 214, 23 dez. 2021.
Seção
Artigos