ROMPENDO BARREIRAS: DESAFIOS DE PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO
Resumo
Partimos do pressuposto que as universidades sediadas no Mato Grosso do Sul (MS), devem contemplar as singularidades do contexto em seu currículo e, em particular, nele contemplar também a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Com a pluralidade geográfica e cultural do MS, o objetivo foi investigar, no processo de formação inicial, os desafios enfrentados pelos professores atuantes nas Licenciaturas em Matemática de Universidades Públicas do Estado, na integração das TDIC ao currículo e, em última análise, ao ensino. Para tal intento, entrevistamos docentes de três regiões distintas do Estado: Norte, Centro-sul e Sudeste e analisamos os dados sobre o prisma da análise do conteúdo de Bardin. As barreiras a serem rompida, para integrar as tecnologias digitais nas Licenciaturas em Matemática, envolvem mudança de uma cultura que se perpetua por anos, da formação de professores sem o uso educativo TDIC, visto que os professores-formadores as usam, mas nem sempre em suas aulas. Mudar uma cultura, qualquer que seja, é um caminho árduo e lento, as tecnologias digitais, quando integradas, devem ser compreendidas como aliadas no processo de ensino e de aprendizagem.
Copyright (c) 2021 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.