OS INFINITÉSIMOS: PANORAMA HISTÓRICO E POSSIBILIDADES NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n2.12446

Palavras-chave:

História da Matemática; Noção de infinitésimos; Taxa de variação instantânea; Esboço de curvas; Ensino médio.

Resumo

Os infinitésimos permearam a construção de diversos conceitos matemáticos, sobretudo os relacionados ao Cálculo. Porém, a história da Matemática revela os inúmeros percalços envolvendo as inconsistências matemáticas relacionadas ao conceito de infinitésimos, da utilização intuitiva para compreensão de fenômenos até a exclusão total na matemática. Neste artigo revisitamos o cenário histórico que permeou a utilização e as tentativas de legitimação dos infinitésimos, da sua exclusão pelos matemáticos até a construção de uma teoria que lhes deu rigor, formalidade e validação matemática. Além disso, suscitamos reflexões sobre o potencial desta noção na compreensão das taxas de variação instantâneas das funções com a finalidade de esboçar curvas, funcionando como recurso de interpretação global e fornecendo dados acerca do comportamento da curva em cada ponto de seu domínio. A base teórica na qual ancoramos as reflexões é a teoria dos registros de representação semiótica, a qual sugere um trabalho com o esboço de curvas a partir da abordagem de interpretação global de propriedades figurais.

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Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PASA, Bárbara Cristina; BINOTTO, Danieli; MORETTI, Méricles Thadeu. OS INFINITÉSIMOS: PANORAMA HISTÓRICO E POSSIBILIDADES NO ENSINO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 3, n. 2, p. 173–193, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2021v3n2.12446. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12446. Acesso em: 16 abr. 2025.