VIGILÂNCIA INVESTIGATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Denise Knorst da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • David Antônio da Costa UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n2.12443

Palavras-chave:

Educação Matemática, prática pedagógica, formação de professores, vigilância investigativa

Resumo

Este estudo se relaciona com a pesquisa sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O recorte aqui apresentado refere-se a problemática das implicações da vigilância investigativa no processo de desenvolvimento profissional do professor e do formador. A investigação se dá sobre a prática profissional e a metodologia se insere nas narrativas, tendo em vista que estas se apresentam como fonte de significação das experiências de um grupo de professores em formação, que inclui a professora formadora e professores da Educação Básica. A vigilância investigativa é reconhecida como instrumento para a prática pedagógica e apresenta-se como um resultados da  pesquisa ao se constituir numa preocupação, preparação e atenção para com os elementos e princípios que constituem a abordagem investigativa e, nesse estudo, é apresentada e discutida sobre os aspectos: encaminhamento da tarefa investigativa; momento e natureza da pergunta na mediação; superação do domínio da palavra pelo professor e constituição de comunicação pelo diálogo; respeito e determinação do tempo necessário aos diferentes diálogos e suas etapas; valorização do protagonismo do aluno e suas contribuições. O processo de análise aponta para a vigilância investigativa como um instrumento relevante quando a intencionalidade é produzir (re)elaborações sobre uma abordagem de ensino em novas perspectivas.

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Publicado

23-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA, Denise Knorst; DA COSTA, David Antônio. VIGILÂNCIA INVESTIGATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 3, n. 2, p. 215–233, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2021v3n2.12443. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12443. Acesso em: 16 abr. 2025.