VIGILÂNCIA INVESTIGATIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Este estudo se relaciona com a pesquisa sobre a abordagem investigativa em aulas de Matemática. O recorte aqui apresentado refere-se a problemática das implicações da vigilância investigativa no processo de desenvolvimento profissional do professor e do formador. A investigação se dá sobre a prática profissional e a metodologia se insere nas narrativas, tendo em vista que estas se apresentam como fonte de significação das experiências de um grupo de professores em formação, que inclui a professora formadora e professores da Educação Básica. A vigilância investigativa é reconhecida como instrumento para a prática pedagógica e apresenta-se como um resultados da pesquisa ao se constituir numa preocupação, preparação e atenção para com os elementos e princípios que constituem a abordagem investigativa e, nesse estudo, é apresentada e discutida sobre os aspectos: encaminhamento da tarefa investigativa; momento e natureza da pergunta na mediação; superação do domínio da palavra pelo professor e constituição de comunicação pelo diálogo; respeito e determinação do tempo necessário aos diferentes diálogos e suas etapas; valorização do protagonismo do aluno e suas contribuições. O processo de análise aponta para a vigilância investigativa como um instrumento relevante quando a intencionalidade é produzir (re)elaborações sobre uma abordagem de ensino em novas perspectivas.
Copyright (c) 2021 Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.