PADRÕES GEOMÉTRICOS E FIGURAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Dienifer Ferner Fernandes Universidade Federal do Pampa
  • Maria Arlita da Silveira Soares Universidade Federal do Pampa
  • Cleber Massirer Borba

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar a análise das versões aprovadas nos PNLD/2017 e PNLD/2020 de uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental quanto a abordagem de padrões geométricos e figurais. Para tanto, buscou-se referências em pesquisas sobre desenvolvimento do pensamento algébrico e documentos curriculares (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais). A opção metodológica foi de uma pesquisa qualitativa na forma de análise documental. A análise dos dados permitiu concluir que, os padrões geométricos e figurais são abordados em raras situações nos livros didáticos analisados e na maioria das situações estão localizados nas sessões especiais das obras, indicando que os padrões não foram tomados como ponto de partida para a aprendizagem de conteúdos/conceitos matemáticos, em particular, conceitos algébricos. Sublinha-se que, muitos dos padrões verificados em ambas as versões da coleção foram utilizados para retomar e/ou ampliar o estudo da operação de potenciação. Ressalta-se que são pouquíssimas as situações que envolvem padrões figurais ou geométricos que mobilizam as três fases de um padrão. Assim, os professores que visam propor atividades para o desenvolvimento do pensamento algébrico não devem limitar-se as situações propostas nas coleções analisadas.

Publicado
04-08-2021
Como Citar
FERNANDES, D.; SOARES, M. A.; BORBA, C. PADRÕES GEOMÉTRICOS E FIGURAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-20, 4 ago. 2021.
Seção
Artigos