Relato de Experiência: O CONCEITO DE DERIVADA E A PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I

  • Rosi Kelly Regina Marmitt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Derivada, Otimização de área, Modelagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência realizada no componente curricular Cálculo I com acadêmicos dos cursos de Física – Licenciatura e Agronomia de uma Universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Tal experiência baseia-se nos referenciais teóricos da pesquisa – ação entendendo-a como um processo de reflexão da prática docente e é fundamentada nos pressupostos da Modelagem Matemática na Educação Matemática com enfoque para resolução de um problema de otimização. O objetivo consistiu em favorecer aos acadêmicos a (re)construção do tópico ‘Derivada e suas aplicações’, o qual faz parte da ementa de Cálculo I. Para tal, buscamos compreender as estratégias utilizadas pelos acadêmicos ao resolverem um problema de otimização de área. Desse modo, olhamos para o processo de resolução do problema, as dificuldades e estratégias apresentadas pelos acadêmicos, bem como para o papel da mediação pedagógica. A partir do contexto vivenciado observamos que os acadêmicos não mobilizaram o conceito de derivada para a resolução do problema proposto e utilizaram tratamentos numéricos por tentativa e aproximação. Para a expressão do modelo na representação algébrica e mobilização do conceito de derivada necessitaram da intervenção/mediação da professora.

Publicado
06-08-2021
Como Citar
MARMITT, R.; BONOTTO, D.; GIOVELI, I. Relato de Experiência: O CONCEITO DE DERIVADA E A PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 93-111, 6 ago. 2021.
Seção
Artigos