Relato de Experiência: O CONCEITO DE DERIVADA E A PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I

Autores

  • Rosi Kelly Regina Marmitt Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n1.12405

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Derivada, Otimização de área, Modelagem

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência realizada no componente curricular Cálculo I com acadêmicos dos cursos de Física – Licenciatura e Agronomia de uma Universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Tal experiência baseia-se nos referenciais teóricos da pesquisa – ação entendendo-a como um processo de reflexão da prática docente e é fundamentada nos pressupostos da Modelagem Matemática na Educação Matemática com enfoque para resolução de um problema de otimização. O objetivo consistiu em favorecer aos acadêmicos a (re)construção do tópico ‘Derivada e suas aplicações’, o qual faz parte da ementa de Cálculo I. Para tal, buscamos compreender as estratégias utilizadas pelos acadêmicos ao resolverem um problema de otimização de área. Desse modo, olhamos para o processo de resolução do problema, as dificuldades e estratégias apresentadas pelos acadêmicos, bem como para o papel da mediação pedagógica. A partir do contexto vivenciado observamos que os acadêmicos não mobilizaram o conceito de derivada para a resolução do problema proposto e utilizaram tratamentos numéricos por tentativa e aproximação. Para a expressão do modelo na representação algébrica e mobilização do conceito de derivada necessitaram da intervenção/mediação da professora.

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Publicado

06-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARMITT, Rosi Kelly Regina; BONOTTO, Danusa de Lara; GIOVELI, Izabel. Relato de Experiência: O CONCEITO DE DERIVADA E A PESQUISA-AÇÃO NA AULA DE CÁLCULO I. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 3, n. 1, p. 93–111, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2021v3n1.12405. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12405. Acesso em: 6 abr. 2025.