AMBIENTES DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n1.12402

Palavras-chave:

Cenários para Investigação. Três Momentos Pedagógicos. STEAM.

Resumo

O presente estudo buscou compreender a possibilidade pedagógica de desenvolver o ensino da matemática em Ambiente de Aprendizagem na perspectiva investigativa, através de uma abordagem que possibilita o diálogo com diferentes temas da realidade e promova a articulação dos Três Momentos Pedagógicos e do Movimento STEAM. A partir de uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e discussão crítica dos tópicos, trazemos incialmente os pressupostos que fundamentam teoricamente o nosso trabalho: apresentamos o conceito de Cenários para Investigação, um espaço pedagógico, físico ou não, capaz de propiciar a investigação e desenvolver a construção do cidadão pensante, crítico, que consegue articular uma situação matemática através da investigação dos fatores que influenciam no resultado, que não se satisfaz com um resultado pronto e acabado, mas que busca compreender como ele foi construído, a luz de Skovsmose (2000); discorremos sobre a dinâmica didático-pedagógica denominada de Três Momentos Pedagógicos, desenvolvida por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), um processo de construção do conhecimento, que articula dialocidade e problematização, possibilidades pedagógicas a fim de promover maior efetividade na participação de estudantes criando conexões entre o que estuda cientificamente em sala de aula com a realidade de seu cotidiano; e abordamos a perspectiva STEAM, cuja sigla é um acrossílabo de (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), em português temos (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), trazendo a crescente relação interdisciplinar das áreas STEAM na educação como abordagem metodológica, bem como seu processo histórico na educação pelo mundo e a introdução nas salas de aulas brasileiras. Por fim, apresentamos aproximações e entrecruzamentos entre as perspectivas metodológicas, destacando elementos fundamentais no sentido de “construir possibilidades” para o ensino da matemática, a partir de uma perspectiva crítica, que podem alicerçar as práticas educativas com uso de tecnologias digitais.

Biografia do Autor

  • José Marcos Felipe, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

    Mestrando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI –Frederico Westphalen), possui Licenciatura Plena em Matemática (UNIVAG), Pós-graduação latu-sensu em Metodologia de Ensino em Matemática e Física (UNINTER) e Pós-graduação latu-sensu em Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais (Escola de Governo de Mato Grosso). Professor efetivo de Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas e da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo.

Downloads

Publicado

04-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FELIPE, José Marcos; TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, Luci. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 3, n. 1, p. 21–37, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2021v3n1.12402. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/12402. Acesso em: 6 abr. 2025.