AMBIENTES DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO

Palavras-chave: Cenários para Investigação. Três Momentos Pedagógicos. STEAM.

Resumo

O presente estudo buscou compreender a possibilidade pedagógica de desenvolver o ensino da matemática em Ambiente de Aprendizagem na perspectiva investigativa, através de uma abordagem que possibilita o diálogo com diferentes temas da realidade e promova a articulação dos Três Momentos Pedagógicos e do Movimento STEAM. A partir de uma pesquisa bibliográfica para fundamentação e discussão crítica dos tópicos, trazemos incialmente os pressupostos que fundamentam teoricamente o nosso trabalho: apresentamos o conceito de Cenários para Investigação, um espaço pedagógico, físico ou não, capaz de propiciar a investigação e desenvolver a construção do cidadão pensante, crítico, que consegue articular uma situação matemática através da investigação dos fatores que influenciam no resultado, que não se satisfaz com um resultado pronto e acabado, mas que busca compreender como ele foi construído, a luz de Skovsmose (2000); discorremos sobre a dinâmica didático-pedagógica denominada de Três Momentos Pedagógicos, desenvolvida por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), um processo de construção do conhecimento, que articula dialocidade e problematização, possibilidades pedagógicas a fim de promover maior efetividade na participação de estudantes criando conexões entre o que estuda cientificamente em sala de aula com a realidade de seu cotidiano; e abordamos a perspectiva STEAM, cuja sigla é um acrossílabo de (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), em português temos (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), trazendo a crescente relação interdisciplinar das áreas STEAM na educação como abordagem metodológica, bem como seu processo histórico na educação pelo mundo e a introdução nas salas de aulas brasileiras. Por fim, apresentamos aproximações e entrecruzamentos entre as perspectivas metodológicas, destacando elementos fundamentais no sentido de “construir possibilidades” para o ensino da matemática, a partir de uma perspectiva crítica, que podem alicerçar as práticas educativas com uso de tecnologias digitais.

Biografia do Autor

José Marcos Felipe, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Mestrando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI –Frederico Westphalen), possui Licenciatura Plena em Matemática (UNIVAG), Pós-graduação latu-sensu em Metodologia de Ensino em Matemática e Física (UNINTER) e Pós-graduação latu-sensu em Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais (Escola de Governo de Mato Grosso). Professor efetivo de Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Integrada da Região do Alto Uruguai e das Missões - URI/FW

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas e da Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo.

Publicado
04-08-2021
Como Citar
FELIPE, J.; TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, L. AMBIENTES DE APRENDIZAGEM : POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DE CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 21-37, 4 ago. 2021.
Seção
Artigos