ÁREA DE FIGURAS PLANAS EM SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO, PRODUÇÃO OU CONVERSÃO DE UNIDADE: UMA METANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n1.12399Palavras-chave:
Teses e dissertações, Registros de Representação Semiótica, SoftwareResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma metanálise de pesquisas stricto sensu considerando situações de medição, produção e conversão de unidade que dão sentido ao conceito de área. Para tanto, consideram-se estudos produzidos no Brasil entre 2007 e 2018, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que contém sequências didáticas desenvolvidas com o apoio de software de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Como fundamentação teórica, tomam-se as situações que dão sentido ao conceito de área e também pressupostos dos registros de representação semiótica com ênfase em apreensões figurais e atividades cognitivas dinâmicas. Os resultados apontam contribuições para o ensino e aprendizagem do conceito de área com o uso de softwares de geometria dinâmica, pois foram identificadas diferentes subclasses de situações de medição e de produção, bem como a exploração do quadro geométrico nas situações de conversão. Além disso, nas três classes de situações foram verificadas apreensões perceptiva, discursiva e operatória, e mostraram-se evidentes as transformações cognitivas dinâmicas de reconfiguração e conversão de ilustração.