ÁREA DE FIGURAS PLANAS EM SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO, PRODUÇÃO OU CONVERSÃO DE UNIDADE: UMA METANÁLISE

Palavras-chave: Teses e dissertações, Registros de Representação Semiótica, Software

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma metanálise de pesquisas stricto sensu considerando situações de medição, produção e conversão de unidade que dão sentido ao conceito de área. Para tanto, consideram-se estudos produzidos no Brasil entre 2007 e 2018, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que contém sequências didáticas desenvolvidas com o apoio de software de geometria dinâmica no contexto da Educação Básica. Como fundamentação teórica, tomam-se as situações que dão sentido ao conceito de área e também pressupostos dos registros de representação semiótica com ênfase em apreensões figurais e atividades cognitivas dinâmicas. Os resultados apontam contribuições para o ensino e aprendizagem do conceito de área com o uso de softwares de geometria dinâmica, pois foram identificadas diferentes subclasses de situações de medição e de produção, bem como a exploração do quadro geométrico nas situações de conversão. Além disso, nas três classes de situações foram verificadas apreensões perceptiva, discursiva e operatória, e mostraram-se evidentes as transformações cognitivas dinâmicas de reconfiguração e conversão de ilustração.

Biografia do Autor

Juliana Gabriele Kiefer, Universidade Franciscana

Possui graduação em Matemática - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2017), pós-graduação latu sensu em Metodologia do ensino de matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2018) e Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela UFSM (2020). Participou do Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFSM, do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP, de oficinas de acompanhamento pedagógico dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Mais Alfabetização e Fortalecendo a Aprendizagem em escolas dos municípios de Agudo/RS e Paraíso do Sul/RS. Foi professora na rede privada de Agudo/RS em 2014, na rede municipal de Agudo/ RS em 2018 e 2019, ministrando a disciplina de Matemática para anos finais do Ensino Fundamental e também foi tutora a distância no Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, na modalidade Educação a Distância. Atualmente é aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-Campus Visconde da Graça, do Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), participa do Grupo de Pesquisas EMgep e atua como professora da rede estadual do RS em turmas de Ensino Fundamental e Médio.

Rita de Cássia Pistóia Mariani, UFSM

Possui graduação em Matemática- Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação (2000) pela mesma instituição e doutorado em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, lotada no Departamento de Matemática, membro do PPGEMEF - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/ UFSM e do PPGECQVS - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde/UFSM. É pesquisadora e uma das líderes do EMgep - Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas. Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente no ensino e na aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, bem como na formação de professores que ensinam Matemática.

Publicado
06-08-2021
Como Citar
KIEFER, J.; MARIANI, R. ÁREA DE FIGURAS PLANAS EM SITUAÇÕES DE MEDIÇÃO, PRODUÇÃO OU CONVERSÃO DE UNIDADE: UMA METANÁLISE. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 75 - 92, 6 ago. 2021.
Seção
Artigos