OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM A MODELAGEM DE CONFECÇÃO DE CESTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2020v2n2.11967

Resumo

A modelagem tem se mostrado um recurso didático de interesse dos professores e pesquisadores, por suas propriedades de investigar o real empregando linguagem simbólica, e com isso, gerar ambientes de aprendizagem matemática. O presente trabalho coloca-se nesse contexto, com o objetivo de analisar possíveis oportunidades de aprendizagem de conceitos matemáticos em uma experiência de modelagem da confecção de cestos, desenvolvida em um curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia da pesquisa consiste na descrição e análise qualitativa de atividades de modelagem, utilizando a análise de conteúdo. Dois modelos sobre a quantidade de material empregado na confecção de protótipos de cestos foram descritos e analisados com categorias definidas a partir da concepção de aprendizagem da Teoria dos Campos Conceituais, sobre as possibilidades de contribuições da modelagem na aprendizagem de matemática. Constatou-se que a modelagem, além de gerar conceitos sobre o real, amplia o campo conceitual dos conteúdos escolares, integrando áreas da matemática, atribuindo sentidos, criando e praticando as representações simbólicas da linguagem matemática.

Biografia do Autor

  • Elisiane Comachio, UFFS

    Atuação como professor na UNIJUI (1986-2010) e na UFFS (2010-em curso) na área de ensino de matemática. Graduação em Matemática-Licenciatura, Mestrado em Educação, Mestrado em Matemática, doutorado em Engenharia Mecânica e Pós-doutorado em educaçao científica e tecnológica. Áreas de atuação: modelagem matemática, aprendizagem de matemática na Escola Básica e na Universidade.

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Publicado

26-01-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMACHIO, Elisiane; BORGES, Pedro A. Pereira. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM A MODELAGEM DE CONFECÇÃO DE CESTOS. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 2, n. 2, p. 134–159, 2021. DOI: 10.36661/2596-318X.2020v2n2.11967. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/11967. Acesso em: 6 abr. 2025.