OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COM A MODELAGEM DE CONFECÇÃO DE CESTOS
DOI:
https://doi.org/10.36661/2596-318X.2020v2n2.11967Resumo
A modelagem tem se mostrado um recurso didático de interesse dos professores e pesquisadores, por suas propriedades de investigar o real empregando linguagem simbólica, e com isso, gerar ambientes de aprendizagem matemática. O presente trabalho coloca-se nesse contexto, com o objetivo de analisar possíveis oportunidades de aprendizagem de conceitos matemáticos em uma experiência de modelagem da confecção de cestos, desenvolvida em um curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia da pesquisa consiste na descrição e análise qualitativa de atividades de modelagem, utilizando a análise de conteúdo. Dois modelos sobre a quantidade de material empregado na confecção de protótipos de cestos foram descritos e analisados com categorias definidas a partir da concepção de aprendizagem da Teoria dos Campos Conceituais, sobre as possibilidades de contribuições da modelagem na aprendizagem de matemática. Constatou-se que a modelagem, além de gerar conceitos sobre o real, amplia o campo conceitual dos conteúdos escolares, integrando áreas da matemática, atribuindo sentidos, criando e praticando as representações simbólicas da linguagem matemática.